Pinda avança em pacote de obras no setor da Saúde
Construção de sede própria de UBS é iniciada no bairro Maricá; outras sete obras seguem em andamento
Lucas Oliveira
Pindamonhangaba
Dando continuidade à execução de um pacote de obras no setor da Saúde, a Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou nesta semana o início da construção da nova sede da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Maricá. Orçado em R$ 1,4 milhão, o equipamento público será responsável pelo atendimento de aproximadamente três mil pacientes.
Em nota oficial, a Prefeitura informou na última quarta-feira (22) que a equipe da empresa NG7 Construções, vencedora do processo licitatório, deu o pontapé inicial do serviço de implantação da UBS em um terreno na avenida Girassol, no residencial Laguna. A expectativa municipal é de que a terceirizada conclua a obra em até um ano.
De acordo com o Executivo, a nova unidade, que terá 347 m² de área construída, contará com três consultórios médicos, sendo um ginecológico, recepção, sanitários, depósito, estacionamento, farmácia e salas de reunião, imunização, curativos e de procedimentos.
O Maricá já conta com uma UBS em funcionamento em um imóvel alugado na rua Moyses Teixeira Coelho. No entanto, a Prefeitura considera que o prédio está em situação precária, fato que vem prejudicando o atendimento à população. “A construção de uma nova unidade num local amplo dará mais dignidade aos moradores no bairro Maricá, deixando um local inadequado e precário. A unidade irá garantir um atendimento de qualidade e próximo de casa, contribuindo para a prevenção de doenças e a promoção da saúde”, destacou o prefeito, Isael Domingues (PL), que é médico.
A construção da UBS do Maricá faz parte de um pacote de obras anunciado pelo Executivo em 25 de novembro do ano passado. Contando com um investimento de cerca de R$ 10 milhões, a ação viabilizou as reformas das ESF´s (Estratégias de Saúde da Família) do bairro Araretama, reinaugurada em 17 de outubro, e do bairro Bela Vista, reaberta no último dia 01. Previstas para serem concluídas até o fim de fevereiro do ano que vem, outras sete obras do pacote são as construções das ESF´s dos bairros Vale das Acácias e Parque das Nações e das UBS´s dos bairros Jardim Morumbi e Mantiqueira, a reforma da UBS do bairro Terra dos Ipês 2 e da ESF do bairro Campinas e a ampliação e revitalização do Ciaf (Centro Integrado de Assistência à Família) na região central do município. A única obra do pacote que ainda não foi iniciada se trata da construção da nova sede da ESF do bairro Santa Cecília, prevista para começar na manhã da próxima terça-feira (28).