Pinda amplia 15 leitos e torna UPA Araretama exclusiva para Covid-19

Crescimento acelerado dos casos motivou transformação de unidade de saúde a centro para pacientes com sintomas da doença

A UPA Araretama, que passa a atender apenas pacientes assintomáticos; Saúde amplia estrutura(Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Para evitar que pacientes com complicações causadas pela Covid-19 fiquem sem atendimento médico, a secretaria de Saúde de Pindamonhangaba ampliou, nesta semana, mais leitos, na Unidade de Pronto Atendimento do Araretama. Com a remodelação, o hospital passa atender exclusivamente pessoas com sintomas da doença.

De acordo com os responsáveis, cinco novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e dez intermediários foram disponibilizados para o enfretamento da doença. A UPA Araretama passou a receber, especialmente, pacientes sintomáticos, ainda na manhã do último domingo (28). Em situações de urgência ou emergência, a orientação é que a população vá até o Pronto Socorro Municipal, no Centro. “Estamos pedindo a compreensão da população neste momento crítico garantindo que ninguém ficará sem leito UTI no município”, destacou a secretaria da pasta, Valéria dos Santos. A Unidade de Pronto Atendimento segue atendendo 24 horas.

Com ampliação dos leitos, de 17 para 22, Pinda pode sentir um pouco de alívio nas internações intensivas. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, atualmente, o índice de ocupação em UTI Covid é de 82% na rede pública e 94% rede privada. Em leitos de enfermaria, contanto o sistema público e privado, a ocupação é de 54%.

Pindamonhangaba possui 9.442 casos de coronavírus, cerca de 150 foram identificados, no último fim de semana. Mesmo período em que ao menos cinco pessoas morreram em decorrência da doença. No total, 74 pessoas estão hospitalizadas para tratamento da enfermidade. Desde o início da pandemia, Pindamonhangaba registrou 170 óbitos por Covid-19.

Nova ambulância – Ainda na última semana, a secretaria de Saúde adquiriu uma nova ambulância UTI que deve prestar auxílio na rede pública. A aquisição foi viabilizada através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil reais. O veículo ainda deve ser equipado adequadamente para fazer o translado de pacientes que necessitem transporte intensivo.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?