Piquete implanta fisioterapia respiratória para a recuperação de pacientes com sequelas da Covid-19

Objetivo é auxiliar na reabilitação dos afetados pela doença; Prefeitura busca recursos para obter sistema mais independente aos moradores da cidade

O Centro de Triagem à Covid-19, no Elefante Branco, que oferece o serviço de fisioterapia pulmonar (Foto: Reprodução PMP)

Fabiana Cugolo
Piquete 

A secretaria de Saúde de Piquete iniciou, na última segunda-feira (29), a implantação do atendimento de fisioterapia pulmonar. O grupo-alvo do tratamento são os moradores que contraíram o novo coronavírus e foram acometidos pela forma grave da doença.

O intuito do tratamento é evitar complicações cardiorrespiratórias e recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença. Em Piquete, foram registrados cerca de 54 pacientes que necessitam dessa reabilitação. Até esta quinta-feira (1), foram registrados 701 casos confirmados, com 614 pacientes recuperados e 18 mortes.

O contato com os pacientes é realizado pela equipe de Saúde, que, faz uma busca ativa, priorizando pacientes que, apesar de curados, tiveram agravamentos cardiorrespiratórias. “O Centro de Triagem de Covid-19 possui registro de todos pacientes que foram internados e tiveram agravamento, o fisioterapeuta responsável tem acesso as ESF (Estratégia da Saúde da Família) onde este paciente está cadastrado, e caso tenha alguma dificuldade para o contato aciona os Agentes Comunitários”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Humberto Leite.

Com a avaliação do fisioterapeuta responsável, o atendimento conta com vagas remanescentes para os demais pacientes que foram infectados pelo vírus, independente do grau de comprometimento dos pulmões.

O secretário destacou a importância da fisioterapia na rede pública. “Após avaliar o quadro de alguns munícipes que tiveram Covid-19, identificamos a necessidade de assisti-los melhor. Acompanhamento e tratamento pós ajudam a amenizar as sequelas que esta doença pode causar”, contou.

O serviço de fisioterapia está disponível no Centro de Triagem Municipal Covid-19, localizado na praça Duque de Caxias, s/nº, no Clube Elefante Branco. Em caso de dúvidas, o paciente pode entrar em contato com a secretaria de Saúde por meio do telefone (12) 3156-1108, no ramal 204.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?