Em protesto por PLR, funcionários da Confab cruzam os braços em Pinda

Trabalhadores paralisam atividades por uma hora nesta terça-feira; sindicato cobra pagamento de bônus mais expressivo aos colaboradores

Protesto de funcionários da Confab nesta terça, que pede para empresa recalcular o PLR (Foto: Divulgação Sindmetp)

Da Redação
Pindamonhangaba

Cerca de oitocentos funcionários da Tenaris Confab de Pindamonhangaba realizaram na manhã desta terça-feira (25) uma paralisação de uma hora em suas atividades. O protesto buscou pressionar a direção da fabricante de tubos de aço a rever o cálculo de pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que é o bônus concedido aos empregados como forma de recompensa por contribuírem para o lucro da empresa.

De acordo com o Sindmetp (Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Moreira César e Roseira), a paralisação dos trabalhadores ocorreu das 6h40 às 7h40 na porta da fábrica. O ato teve como objetivo chamar a atenção da direção da empresa para o fato de que ela deve reavaliar o valor que pretende pagar de PLR aos seus quase 1,3 mil funcionários nesta próxima sexta-feira (28).

Segundo o sindicato, apesar de registrar desde o ano passado um recorde em sua produção, a Tenaris Confab sinaliza que não levará isso em conta no pagamento da PLR desta semana. Nesse sentido, a empresa planejaria pagar um bônus mais “generoso”, condizente ao lucro registrado nos últimos semestres, apenas na PLR do próximo ano.

O presidente do Sindmetp, André Oliveira, criticou a sinalização da direção da fabricante de tubos de aço e cobrou que os colaboradores tenham acesso ao benefício mais expressivo ainda neste ano. “Desde agosto estamos acompanhando no chão de fábrica o aumento da produção, assim como o excesso de pressão da chefia, excesso de hora-extra, excesso de jornada. Sabemos que lá atrás tivemos negociação pela geração de emprego. A empresa contratou, isso é muito importante, mas não podemos esquecer do reconhecimento na PLR a todo o esforço feito pelos trabalhadores para atingir as metas cobradas pela chefia”.

Após o encerramento da manifestação, os funcionários do turno da manhã retornaram às suas atividades. Até o fechamento desta edição, a direção da Tenaris Confab não havia se manifestado sobre o caso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?