Câmara de Pindamonhangaba aprova a criação de seis novos cargos para Prefeitura

PL aprovado visa destituir três cargos para implantação de novos seis; ação integra novas demandas ao vice-prefeito

A Prefeitura de Pinda, que conta com alteração de cargos de confiança após aprovação na Câmara (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba aprovou, na última quarta-feira (13), o projeto de lei do Executivo que visa desmanchar três cargos de diretores para a criação de novos seis de assessoria. A medida mexeu com os parlamentares que se dividiram na primeira sessão do ano.

Com a aprovação deixam de existir os departamentos de Projetos e Políticas Institucionais, Judicial e Jurídico. Apesar do documento encaminhado à Câmara pelo prefeito, Isael Domingues (PL), confirmar que não haveria despesa extra com os novos cargos e de ter parecer jurídico favorável na Casa, o projeto foi bastante criticado no plenário.

O vereador Nobertinho (PP) pediu, antes mesmo da votação, a atenção dos colegas e lembrou que a reforma administrativa, feita em 2018, possui ação civil pública por improbidade administrativa. Já Magrão (PL) destacou que solicitar a criação de mais cargos durante a pandemia é “falta de comprometimento com a população”, pois “o foco deveria estar na Covid-19”, destacou.

O projeto passou com uma estreita diferença de votos: 5 a 6, sendo o último voto favorável do presidente da Câmara, José Carlos Gomes, o Cal (PTB).  Para justificar a sua posição, ele ressaltou que o parecer jurídico deveria ser levado em conta e aconselhou os novos assessores “saiam do baú e trabalhem”.

A aprovação prevê ainda que a secretaria de Governo passe a integrar os Serviços Públicos do município. Ficaram sob a tutela do vice-prefeito, Ricardo Piorino (PSL), atividades como manutenção geral e logística operacional (acompanhado da Divisão de Zeladoria), limpeza pública, concessão de terminais, iluminação pública. A expectativa é que com a expansão, regiões mais afastadas do Centro, como Moreira César e Araretama obtenham atendimento eficaz.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?