Santa Casa de Lorena aplica ‘Técnica da Redinha’ para fortalecer bebês prematuros

Tratamento simula conforto do útero materno; hospital investe em ações de humanização

Lucas Barbosa
Lorena

Buscando contribuir para a recuperação e o fortalecimento de bebes prematuros internados na UTI Neonatal, a Santa Casa de Lorena vem oferecendo aos seus pacientes a ‘Técnica da Redinha’. O tratamento faz parte de uma rede de ações de humanização que vem sendo desenvolvida no hospital.
O tratamento de bebês prematuros exige cuidados específicos tanto da equipe de enfermagem, quanto da família. Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento a estes casos em Lorena, foi implantado recentemente a ‘Técnica da Redinha’ que consiste em colocar o bebê em uma espécie de rede de balanço feita de tecido dentro da incubadora, além simular o conforto do útero materno, tem a função de relaxar o bebê. A técnica também reduz o gasto energético estimulando o ganho de peso, estabiliza a respiração e equilíbrio da frequência cardíaca, assim como melhorar a noção de equilíbrio, nível motor e desenvolvimento cognitivo dos bebes.
A médica responsável pela UTI Neonatal da Santa Casa, Camila Morais, ressaltou os benefícios à saúde dos bebes atribuídos aos benefícios do tratamento da ‘Técnica da Redinha’.
“Adotamos essa técnica nos espelhando no trabalho e nos resultados alcançados em outras instituições de saúde. Temos observado que os bebês que ficam na ‘Redinha’ se mostram mais tranquilos e se sentem mais protegidos já que o formato imita o útero. Vale lembrar que usamos essa técnica para bebês que ainda estão na incubadora, mas já apresentam um quadro estável”.
Estrutura – Atualmente, a UTI Neonatal da Santa Casa de Lorena, conta com uma equipe formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. O local possui dez leitos, sendo sete destinados a atendimentos ao SUS (Sistema Único de Saúde). Nos últimos anos, o hospital vem investindo em ações de humanização para contribuir na recuperação de bebes. Em janeiro, o Jornal Atos publicou uma matéria mostrando os detalhes do projeto ‘Visita Aberta’ que possibilita os bebes internados na UTI a conhecerem seus irmãos mais velhos.
De acordo com a equipe médica, o objetivo da ação é reforçar os laços familiares e contribuir emocionalmente com os bebes assistidos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?