Lorena acelera obra do CRE e constrói muro de arrimo no Santa Edwiges

Obras destacadas pela Prefeitura são realizadas com recursos municipais e aportes do Estado; ações tem programação definida

Trabalho para a construção do muro de contenção; obra faz parte do plano de recapeamento e drenagem (Foto: Reprodução PML)

Da Redação
Lorena

A Prefeitura de Lorena está concluindo duas obras que prometem melhorar as condições de vida de alunos que precisam de atendimento especial e de quem sofre com as enchentes no bairro Santa Edwiges. A nova unidade do CRE (Centro de Recursos Especiais) está sendo finalizada, enquanto a rua Carlino Luiz dos Santos recebe o trabalho de construção de um muro de contenção.

A nova sede do CRE fica na rua Delfim Bitencourt, nº 260, no bairro Olaria e teve obra iniciada em junho do ano passado, com investimento de cerca de R$ 1,7 milhão. Nessa etapa da reforma está sendo feito o acabamento das salas e das instalações já existentes.

O local já possui rampas de acesso e cobertura na área externa. Até a conclusão da reforma, os atendimentos continuam sendo feitos no Ciejap (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos e Profissionalizante) Milton Ballerini.

O centro não realiza atendimento clínico, mas funciona como um espaço de atendimento educacional especializado, com professores mediadores de aprendizagem, responsáveis por dar suporte aos educadores de classes regulares. Ele é ligado à secretaria de Educação e atende cerca de 25 alunos da educação especial exclusiva e 78 alunos no atendimento educacional especializado.

Segundo a diretora de gestão educacional de educação especial, Tatiana da Silva Medeiros Magalhães, o público alvo são alunos da educação especial, ou seja, alunos com deficiência matriculados na rede regular de ensino municipal. “Assim que a família entrega o laudo de avaliação da criança na escola, a gestão o encaminha ao CRE. Esse laudo é analisado, tendo em vista que só atendemos deficiência e, portanto, essa análise precisa ocorrer pois recebemos muitos laudos de transtornos de comportamento e psicológicos. O que não configura deficiência”.

Após a análise, em caso de deficiência, o laudo é repassado ao setor de assistência social do CRE, para agendamento de triagem social, e ao setor de cadastro de alunos para inserção das informações no sistema SED (secretaria Escolar Digital), como para ciência das supervisoras responsáveis. “Assim que a família passa pela triagem social, os dados do aluno são direcionados para cada professor especialista”, explicou a diretora.

A nova sede do CRE fica na rua Delfim Bitencourt, nº 260, no bairro Olaria (Foto: Reprodução PML)

Muro de Contenção – A secretaria de Obras começou a construção de um muro de contenção na rua Carlino Luiz dos Santos, no bairro Santa Edwiges, para evitar o assoreamento das margens do Rio Mandi, que passa pelo local.

De acordo com o projeto, o muro terá cerca de 1,5 metro de altura e vai se estender por todo o trecho do rio na rua. A obra faz parte do plano de recapeamento e drenagem, que está sendo realizado em 17 ruas de 8 bairros desde 2023.

A ação faz parte do plano de recapeamento e drenagem de Lorena, que abrangeu, desde 2023, 17 ruas em oito bairros, com investimento R$ 15 milhões, por meio de recursos do Estado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?