Região tem o dobro de assassinatos da capital

Vale do Paraíba registra 178 homicídios no ano; Guará lidera ocorrências na sub-região

Viaturas da Policia Militar durante operação especial para combater criminalidade em Lorena; região assusta pelo número de homicídios (Foto: Arquivo Atos)
Viaturas da Policia Militar durante operação especial para combater criminalidade em Lorena; região assusta pelo número de homicídios (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

Dados divulgados pela secretaria de Segurança Pública do Estado na última semana apontaram que a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) continua a região mais violenta do Estado, contabilizando nos últimos 12 meses o dobro do números de homicídios da cidade de São Paulo. Guaratinguetá e Lorena seguem como destaques negativos nestes primeiros sete meses, liderando o número de registros.

De acordo com o levantamento, de agosto de 2016 a julho de 2017 a região alcançou uma taxa de homicídios de 15,71 por cem mil habitantes. O número representa o dobro do índice da capital paulista, que foi de 6,85.

Entre as seis regiões paulistas, a segunda com maior índice é a Grande São Paulo, que engloba 39 cidades como São Paulo, Guarulhos, Barueri e Diadema.

Os dados também revelam que 178 pessoas foram assassinadas nos primeiros sete meses do ano na região. Mesmo assim, o número sofreu   uma queda de 20% comparado ao mesmo período de 2016.

Na sub-região Metropolitana de Guaratinguetá, que além da Terra de Frei Galvão conta com nove municípios, tem na própria Guaratinguetá a liderança do “ranking da morte” neste ano, com 13 registros. O crime que mais gerou repercussão foi a morte de um taxista de 74 anos, enforcado por dois criminosos no bairro Colônia Piagui.

Com 12 homicídios, Lorena é a segunda com mais registros. Na sequência vem Pindamonhangaba (11), Cruzeiro (7), Potim (5), Cunha (3), Aparecida (2), Piquete (2), Cachoeira Paulista (1), Canas (1) e Roseira (1). Já Silveiras não registrou nenhum assassinato.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?