Pindamonhangaba inicia construção de centro de proteção aos animais
Obra tem investimento de R$ 600 mil; local tem capacidade de atender 120 animais
Lucas Barbosa
Pindamonhangaba
Com um investimento de aproximadamente R$ 600 mil, a Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou nesta semana a construção do Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais). O local, que terá capacidade para abrigar até 120 cães e gatos, será construído no interior do Parque da Cidade.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, o Cepatas será responsável por abrigar animais que foram retirados da rua por representarem ameaça à população, como ataques e doenças. O prédio, que contará com uma área construída de 1 mil m², terá 18 canis, sendo quatro destinados para animais prenhes.
Também serão construídas áreas livre para atividades físicas, clínica cirúrgica, consultório, sala de repouso e de internação. “Nossa expectativa é que a obra seja concluída em até um ano. Ela simbolizará um avanço em nossa estrutura de trabalho. Nos últimos anos houve um aumento considerável de animais que representam riscos circulando pelo município. Acreditamos que isso se deve ao fato de muitos donos decidirem abandona-los”, explicou Lamana.
O prefeito Isael Domingues (PR) ressaltou a importância da implantação do Cepatas. “Nossa intenção é melhorar o acolhimento e a maneira como os animais abandonados são tratados. Isso também é um trabalho de saúde e prevenção. O Cepatas será um centro de serviços de zoonoses e de todo o atendimento necessário aos animais, para que possam ser colocados para a adoção”.