Programa Avança Guará foca na retomada econômica e geração de empregos

Com apoio de Sebrae, Senac e Aceg, planejamento apresentado pela Prefeitura debate fomento de novas vagas e investimentos no município

Centro comercial de Guará; Aceg tem programa que busca por retomada econômica e geração de empregos (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Realizado nesta semana, o Avança Guará focou ações para a retomada econômica, no período pós-pandemia, com a geração de empregos no município. No acumulado do ano, Guaratinguetá tem saldo positivo na abertura de vagas. O turismo e o comércio foram articulados em conjunto, assim como as novas opções de cursos técnicos e profissionalizantes.

O programa tem como principal responsável a Prefeitura de Guaratinguetá e conta com os apoios do Sebrae, Senac e da Aceg (Associação Comercial e Empresarial). A proposta tem como núcleos principais, quatro eixos que giram em torno da abertura de vagas, capacitação, economia local e recebimento de visitantes, por meio de melhoria da empregabilidade, apoio ao empreendedor, estímulo a compra de estabelecimentos do município e o setor turístico.

Em discussão prévia, uma das propostas citadas pelo secretário de Governo, João Vaz, ao programa Atos no Rádio, é a abertura de estabelecimentos comerciais aos finais de semana, para atrair turistas que passam por Aparecida e pela região.

Segundo Vaz, essa iniciativa está sendo elaborada pela própria associação e será encaminhada ao Legislativo para votação, que deve ocorrer apenas no ano que vem. “Se a gente conseguir essas iniciativas da Prefeitura e que a Aceg consiga através dessa lei, que será votada na Câmara e certamente teremos a aprovação, a gente consegue viabilizar um movimento maior da rua Dr. Martiniano, praça Conselheiro Rodrigues Alves e Largo da Matriz durante os finais de semana, que hoje é uma área que fica vazia e acaba criando problemas de segurança”, destacou.

Na prática, o Avança Guará forma um grupo de parceiros que, interligados, viabilizam melhores opções de capacitação, emprego e renda. “Temos certeza que nossa cidade vai superar as perdas econômicas no período da pandemia e com o Avança Guará vamos cobrir essa necessidade de geração de oportunidades para que as pessoas possam se recolocar, empreender, investir e gerar renda que a nossa cidade precisa para sobreviver, financeiramente falando”, concluiu.

Durante o evento, foram anunciados os investimentos previstos para os próximos anos no município, entre eles a série de obras com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), orçados em R$ 50 milhões, além de repasses confirmados pelo Governo do Estado de São Paulo, emendas parlamentares de deputados estaduais e federais, que somados, chegam próximos de outros R$ 50 milhões.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?