Festival Capivara oferece cursos gratuitos de culinária e cerâmica em Guará

Programação do evento online conta ainda com apresentações musicais e oportunidades para artistas da região

Oficina da batata da terra no Festival Capivara; programação para evento é totalmente remota (Foto: Reprodução)

Marcelo Augusto dos Santos
Guaratinguetá

Com o objetivo de promover a cultura artística da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), o Festival Capivara de Guaratinguetá realiza neste final de semana a oficina “Comida da Terra”. As atividades, ministradas pela culinarista Evelyn Landim, serão online, por meio plataforma Google Meet.

De acordo com os organizadores do evento, o curso vai abordar a técnica indígena chamada “Puba”, que é a fermentação feita através da raiz da mandioca, podendo ser utilizada em preparos culinários doces e salgados.

No sábado (25), os alunos receberão a introdução histórica da cultura da mandioca no Brasil, o que é a Puba e suas formas de preparo em casa. Já no domingo (26) é a vez da oficina “Como Cozinhar a Puba”.

Outro workshop oferecido pelo evento é o “torno e modelagem manual”, com foco na produção de peças de cerâmica, como explicou a produtora do evento Geovana Mara “As duas oficinas a gente vai fazer no formato online, mas iremos fazer uma transmissão diferenciada, vamos fugir um pouquinho da tela do Zoom (aplicativo de videoconferência), para levar para um outro ambiente, onde as pessoas possam se identificar mais com aquilo que está sendo ensinado”.

Ainda segundo Geovana, a argila como matéria-prima para a oficina será oferecida sem custo aos alunos pela organização do festival. As inscrições devem ser feitas através de um link que está disponibilizado na página do facebook.com.br/capivarafestival.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as atrações musicais do festival não serão realizadas de forma presencial, mas serão transmitidas pelo canal do Festival Capivara no Youtube.
“Nós fizemos no começo do ano um chamamento para vários artistas. O festival criou um grande cadastro de bandas, duplas, companhias de teatros e de danças aqui do Vale do Paraíba. Nós montamos uma line-up (termos em inglês que significa programação), essa programação já foi gravada (…), o material dessas gravações, que nós já fizemos e será disponibilizado no Youtube, a partir do dia 22 de outubro”, explicou a produtora.

Empreendedorismo – Outra proposta do festival, que será lançada nas próximas semanas, será a “Feira da Economia Criativa”, que vai valorizar os empreendedores locais. “A gente vai divulgar esses empreendedores no nosso Instagram (@capivarafestival) e eles vão oferecer cupons de desconto para os nossos seguidores. Durante os dias 22, 23, e 24 de outubro, esses empreendedores vão disponibilizar produtos que serão sorteados e teremos combos exclusivos que serão comercializados somente no período do festival”, finalizou Geovana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?