Escolas de Guaratinguetá recebem doação de 2,3 mil livros infantis do Instituto Ayrton Sena

Crianças de escola da rede pública de Guaratinguetá durante roda de leitura; parceria com Instituto Ayrton Senna garante novos títulos (Foto: Juliana Aguilera)
Crianças de escola da rede pública de Guaratinguetá durante roda de leitura; parceria com Instituto Ayrton Senna garante novos títulos (Foto: Juliana Aguilera)

Parceria investe cerca de R$ 69 mil em títulos para crianças de 1º a 5º ano da rede pública municipal

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

As 24 escolas de ensino básico e fundamental da rede municipal de Guaratinguetá receberam a doação de cerca de 2,3 mil livros do Instituto Ayrton Senna. O evento da entrega simbólica dos livros aconteceu na escola Professor João Mendes, no último dia 9, com a presença da secretária da Cultura,  Aline Damásio, do prefeito Marcus Soliva (PSB), representantes do Instituto Ayrton Senna e da AGC Vidros. O investimento da instituição foi de, aproximadamente, R$ 69 mil.

O evento marca o fim da parceria de seis anos do instituto com a empresa que, através da Lei de Incentivo, trouxeram diversos programas educativos para o município. Na entrega, diretoras e coordenadoras das escolas municipais receberam uma caixa com cerca de trinta livros. Houve também a leitura do livro infantil “As Cartas de Ronroroso” para as crianças presentes e a apresentação do coral da escola Professor João Mendes.

Com o objetivo de fomentar e incentivar a leitura de crianças da educação infantil, foram compradas 77 caixas com cerca de trinta livros cada, sendo destinadas, para cada escola, de duas a quatro caixas. A coordenadora pedagógica Andreza Ferraz, da secretaria da Cultura, explicou como foi a distribuição. “Formamos conjuntos. Uma escola recebeu caixas de 1º, 3º e 5º ano, e outra de 2º, 4º e mais uma com livros do programa Acelera”.

A divisão também foi feita proporcional ao tamanho das escolas: as pequenas receberam duas caixas, as médias, três caixas, e as grandes, quatro caixas. Esta é a segunda vez que o Instituto Ayrton Senna realiza doação de livros para Guaratinguetá.

Projetos – A parceria da AGC com o instituto implantou na cidade outros sistemas, como o Acelera Brasil, o programa de correção de fluxo escolar para crianças que não estão no ano adequado à sua idade, e o Se Liga, que é destinado a alfabetização. “Este ano, estamos com a gestão da Política da Alfabetização, que orienta coordenadores e professores quanto a alfabetização dos alunos”, explicou Andreza.

A coordenadora revelou que ainda não firmou outra parceria para o ano que vem, mas que a secretaria da Cultura também tem projetos com as empresas Basf e CCR Nova Dutra.

A diretora da escola municipal Ana Fausta, Adriana Fagundes, acredita que os livros irão somar no aprendizado das crianças. “Eles vêm para incentivar a leitura, melhorar o vocabulário e as redações, enriquecendo ainda mais a leitura dos nossos alunos”, afirmou.

Os alunos de 1º a 5º ano visitam a biblioteca toda semana e participam de contação de histórias nas sala. “Os professores levam livros e eles adoram. Ainda mais quando é leitura compartilhada”, exaltou Adriana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?