Cruzeiro pede apoio estadual para ampliar estrutura de segurança

Thales Gabriel solicita instalação de Deic e Caep; cidade é a quarta mais violenta da região neste ano

Encontro entre o prefeito Thales Gabriel e o vice-governador; pedido contra violência, que cresce na cidade (Foto: Divulgação PMC)

Da Redação
Cruzeiro

Buscando alternativas para conter a violência em Cruzeiro, a Prefeitura solicitou ao Governo do Estado no último fim de semana a ampliação das estruturas das polícias Civil e Militar na cidade. O Município tenta contar com um maior respaldo estadual para deixar o topo da lista das cidades que possuem as mais altas taxas de homicídio de São Paulo.

Em nota oficial, o Executivo revelou que o prefeito, Thales Gabriel Fonseca (PSD), entregou na última sexta-feira (11) ao vice-governador, Felício Ramuth (PSD), documentos que solicitam as implantações na cidade do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), vinculado à Polícia Civil, e da Caep (Companhia de Ações Especiais) da PM. A instalação das unidades garantiria o aumento do efetivo das corporações e de ferramentas disponíveis para o combate à criminalidade.

O pedido formal foi entregue por Fonseca à Ramuth após a reunião ordinária da Agemvale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litora’ Norte) que reuniu diversas autoridades em Potim. Na ocasião, foram discutidos investimentos e o avanço do projeto do cinturão eletrônico, a ‘Muralha Paulista’, para a região.

Em uma mensagem publicada em sua página no Facebook, Fonseca justificou a iniciativa municipal. “A solicitação para as implantações do Deic e da Caep  foram feitas com base em nossos estudos e planejamentos, elaborados em parceria com as demais forças de segurança, como as polícias Civil e Militar. Mesmo vendo os índices diminuindo em comparação com anos anteriores, ainda assim, temos a sensibilidade e a consciência de ver que precisamos melhorar ainda mais, e por isso não estamos medindo esforços”.

A SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado) deve analisar em breve o pedido protocolado pela Prefeitura de Cruzeiro.

Dados – Baseando-se em estatísticas de junho de 2022 a maio de 2023, um levantamento da SSP apontou em julho que Cruzeiro, que registrou no período 29 mortes violentas, teve uma taxa de 34,98 vítimas de assassinato por cem mil habitantes. O índice colocou a cidade no topo do “Ranking Paulista da Violência”.

No ano passado, Cruzeiro, que teve 33 moradores executados, foi o quarto município com mais vítimas de assassinato na RMVale, ficando atrás apenas de São José dos Campos (50), Taubaté (40) e Lorena (34).

A cidade mantém a posição no “Ranking Regional da Morte” neste ano, com um saldo de 15 mortes violentas entre janeiro e junho, tendo à sua frente apenas São José dos Campos (24), Caraguatatuba (19) e Taubaté (18).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?