Mineiro negocia doação de área do Inpe para criação de polo industrial em Cachoeira

Projeto de lei autorizando o Executivo a receber a doação já foi aprovado/ Conselho de Patrimônio do Estado analisa a possibilidade de doação da área

Sede do Inpe, em Cachoeira, que doará área para a criação de um polo industrial na cidade (Foto: Arquivo Atos)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

A Câmara de Cachoeira Paulista aprovou, em sessão realizada no último dia 6, o projeto de lei que autoriza o Executivo a receber, em doação, uma parcela da área do CNPQ/Inpe (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de aproximadamente quarenta alqueires para a criação de um polo industrial. A doação está sendo analisada pelo Conselho de Patrimônio do Estado.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 11 vereadores presentes na sessão.

Segundo a secretária de Governo, Patricia Andrade Costa, o projeto de lei aprovado na Câmara é um dos requisitos necessários para dar prosseguimento no processo de doação em favor do Município. A criação do polo industrial visa o aumento na geração de empregos na cidade.
“Temos várias empresas interessadas em se instalar na área e essas manifestações de interesse também estão sendo apresentadas ao Conselho”, destacou a secretária, que revelou ainda o interesse de empresas de eletrodomésticos, de produção de carroceria de caminhão, usina de asfalto e usina de processamento de resíduos sólidos se instalarem na área.

Foi apresentado ao Conselho de Patrimônio do Estado um projeto inicial de tudo que pode ser explorado na área. Além de um polo industrial de aproximadamente 202.318,82m², o espaço deve contar também com área verde,  centro comercial, centro de distribuição, centro de eventos, uma área institucional com equipamentos públicos e um ponto de apoio. A previsão é que o espaço abrigue também uma instituição pública de ensino superior de 115.613,72m².

Um projeto final deverá ser apresentado quando forem analisadas todas as propostas em termos de eficiência e aproveitamento do espaço em prol do interesse público, levando em consideração o número de empregos que possam ser gerados e a sustentabilidade. Com isso, algumas mudanças são previstas durante a tramitação.
“É um projeto inicial e tendo em vista o surgimento de novas empresas interessadas, o centro de eventos pode ser que não seja mais propício”.

Em entrevista concedida ao Atos no Rádio da  última quarta-feira (21), o prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB) destacou que está tentando a doação dessa área do CNPQ/Inpe desde o início do seu mandato em 2021.
“Nós fizemos o pedido de quarenta alqueires para o Inpe para ter lugar para a cidade expandir, para ter empresa, para captar recursos e trazer emprego para a cidade. Não tem jeito de trazer emprego para a cidade se você não tiver uma área disponível para ofertar para as empresas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?