Câmara de Aparecida aprova projeto que permite reeleição da mesa diretora

Texto altera o regimento interno da Casa e permite a extensão de mandato no Legislativo por mais um ano

O presidente da Câmara de Aparecida, Gu Castro e o vereador Juninho Corpo Seco; opiniões divergente após aprovação sobre reeleição (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Aparecida

A Câmara de Aparecida aprovou, na última segunda-feira (17), um projeto de resolução, que não estava na pauta, que altera o regimento interno na Casa e permite a reeleição da mesa diretora. Pela regra atual, o mandato da mesa diretora era de um ano e, com a mudança, os membros da mesa podem ser reeleitos para um mandato de mais um ano.

Segundo o presidente da Câmara, Gú Castro (PSDB), a Lei Orgânica do Município foi alterada em 2010 e não vedava a reeleição para os cargos da mesa diretora. “Mas o nosso regimento interno vedava a reeleição. Então, nós colocamos o regimento interno em consonância com a Lei Orgânica”.

Para Gú Castro, o mandato de um ano à frente do Legislativo é pouco. “Eu acho pouco um ano, porque quando você começa a implementar o perfil da sua gestão, já finda o mandato. E aí, já começa um outro modelo para o novo ano”.

A votação do projeto, que não estava na pauta do dia e era de autoria da mesa diretora, causou polêmica. O texto acabou sendo aprovado por 5 a 3. Votaram contra o projeto os vereadores Luiz Carlos Ferreira Jr (Juninho Corpo Seco) do Podemos, Ana Alice (Podemos) e Valdemir Budão (PL).

Contrário ao projeto, o vereador Juninho Corpo Seco afirmou que o texto fere a Lei Orgânica e o regimento interno da Casa. “Não acho que um ano de mandato de presidente seja suficiente. Tem que ser dois. Mas, a aprovação deve valer apenas para a próxima legislatura”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?