Câmara aprova reajuste de 5,9% para servidores da Prefeitura e Saae de Aparecida
Proposta é criticada pelo sindicato que alega não ter sido consultado sobre aumento; vereadores questionam nível
Andréa Moroni
Aparecida
A Câmara de Aparecida aprovou, em sessão extraordinária realizada na última quarta-feira (25), o projeto de lei que prevê reposição salarial de 5,9% para os servidores da Prefeitura e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
A reposição foi aprovada com três votos contrários: Valdemir Rodrigues de Godoi (PL), André Monteiro (Patriota) e Carlos Alexandre dos Santos, o Xande (PSD), tentaram barrar a proposta.
O vereador Xande explicou que votou contra porque acha que os servidores mereciam um reajuste “mais digno”. “Votei contrário pois o projeto chegou em cima da hora, em regime de urgência, sem ter uma audiência pública para ouvir os funcionários sem ouvir o sindicato dos funcionários. E também um valor 5,9% é bem abaixo da inflação sendo que outras cidades vizinhas deram um reajuste muito maior para os funcionários. Em Roseira chegou a 9.9%. Na minha opinião é um desrespeito ao funcionário público”.
O Sindicato dos Servidores criticou o valor do aumento enviado pela Prefeitura. “Não foi um reajuste salarial, foi só a reposição da inflação. E o prefeito não consultou o sindicato para enviar o projeto para a Câmara”, destacou Padre Vitor, que preside o sindicato.
O sindicalista informou que a data base da categoria é no mês de março e que será realizada uma assembleia com os servidores. “Nós vamos fazer uma pauta de reivindicações, com um percentual maior de reajuste, para apresentar ao prefeito”.
O prefeito Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), informou que o novo valor já deve ser pago na folha de janeiro. A prefeitura deve enviar, até abril, um projeto com um reajuste do vale alimentação dos atuais R$ 300 para R$ 500.