Pinda e Lorena firmam parceria para ações de combate ao racismo
Com assinatura do Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, cidades integram Rede Global de Cidades Antirracistas
Raphaela Dias
RMVale
Pindamonhangaba está unindo forças com outros municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte na luta contra o racismo. Representante da Rede Global de Cidades Antirracistas, a cidade firmou, na última terça-feira (26), o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial com Lorena. A iniciativa marca o início de uma colaboração regional.
Em abril do ano passado, Pindamonhangaba foi a primeira cidade do estado de São Paulo a adotar o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e a Rede Global de Cidades Antirracistas. O grupo inédito de cooperação foi apresentado pelo Rio de Janeiro na primeira Reunião de Cúpula das Cidades das Américas, em Denver, nos Estados Unidos.
Signatária na iniciativa, Pindamonhangaba agora tem o aval para estar com outros municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). “A primeira cidade a entrar no pacto global foi Lorena. A ideia agora é que possamos trazer mais cidades, unir mais municípios e, a partir do próximo ano, promover ações conjuntas”, explicou o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos de Pinda, João Carlos Ribeiro Salgado.
O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), esteve com o vice-prefeito de Lorena, Humberto Ballerini (MDB) para a assinatura de um termo de parceria (o titular, Sylvio Ballerini-PSD, estava em São Paulo para evento do Governo do Estado). Agora, Lorena também integra a Rede Global de Cidades Antirracistas. O documento representa o compromisso dos municípios na construção conjunta de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e fortalecimento do enfrentamento ao racismo.
Ballerini destacou a importância do momento histórico para a região. “A assinatura desse termo é um grande avanço para a promoção da igualdade racial não só em Lorena e Pindamonhangaba, mas em toda a região e, somado a outras conquistas, reforça o nosso compromisso no combate antirracista e na promoção de uma sociedade mais igualitária para todos”.
De acordo com Salgado, o objetivo é que os municípios, assim como Pindamonhangaba, se associem ao Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial. O sistema é um instrumento que organiza e articula a implementação de políticas e serviços para combater as desigualdades étnico-raciais no Brasil.
Isael Domingues ressaltou que a participação das cidades fortalece as ações. “A importância de se ter cidades envolvidas de forma conjunta é promover uma política de igualdade racial e de direitos humanos para toda a população, pois uma cidade estando ao lado da outra e comprometida a formar um cinturão antirracista, faz com que as políticas públicas sejam efetivas”.