Aparecida publica decreto de emergência em áreas afetadas por chuvas

Motas e Bonfim são bairros mais prejudicados; Exército auxilia município para recuperar oito pontos críticos

Obra de acesso a bairro da zona rural; decreto tenta acelerar trabalhos em áreas de risco (Foto: Reprodução PMA)

Leandro Oliveira
Aparecida

A Prefeitura de Aparecida publicou um decreto de emergência no último domingo (18), após um longo período de intensas chuvas que castigaram a cidade entre os dias 16 de janeiro e 15 de fevereiro. Entre as regiões mais afetadas estão os bairros de Bonfim e Motas.

O acesso ao bairro dos Motas está interditado desde o último dia 2, quando parte da estrada na zona rural cedeu após uma forte pancada de chuva. A Defesa Civil do município decidiu interditar a estrada por falta de segurança da via, tanto para quem trafega com veículos como para quem transita a pé. Foi iniciado um trabalho de recuperação do acesso, mas que ainda não foi concluído.

Para chegar até o bairro os moradores precisam acessar a região pela cidade de Guaratinguetá. O bairro dos Motas foi um dos que mais sofreram com as chuvas, assim como o Bonfim, também castigado por enxurradas desde janeiro.

Com a publicação do decreto, o prefeito Luiz Carlos de Siqueira, o ‘Piriquito’ (Podemos), autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob coordenação da Defesa Civil de Aparecida, na reconstrução das áreas mais afetadas pelos temporais. Estão autorizadas ainda campanhas de arrecadação de recursos para fortalecer a assistência aos moradores vítimas das tempestades.

O documento cita ainda que os agentes da Defesa Civil poderão determinar a evacuação de moradores, caso o imóvel esteja em área considerada de risco iminente.

Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura também confirmou a dispensa de licitação para o período de vigência do decreto, que foi fixado para 180 dias.

O coordenador da Defesa Civil de Aparecida, Allan Siqueira, foi procurado pela reportagem do Jornal Atos, mas não pôde atender. Em entrevista à Rádio Pop, ele revelou que, de forma emergencial, houve a definição da convocação do Exército para auxiliar nos reparos. “O segundo batalhão já mandou um grupo de reconhecimento, estivemos percorrendo toda a região dos Motas e Bonfim, vendo os pontos críticos e o Exército agora está preparando o relatório que vai mostrar nossas opções, o que eles podem nos ajudar para retornar à situação a normalidade”.

Ainda de acordo Siqueira, mesmo com a baixa de chuvas nesta semana, as condições de tráfego nas duas regiões estão melhores, mas existem ainda oito pontos críticos para trafegabilidade de veículos. Os reparos podem começar na próxima semana, já que o solo das duas áreas permanece encharcado e impróprio para trabalhos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?