Aparecida anuncia a transferência do Cras do São Francisco para o Santa Rita
Sem transporte público na região, mudança promete facilitar acesso aos serviços de assistência social a partir de fevereiro
Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida
A secretaria de Assistência Social e da Mulher de Aparecida anunciou, na última terça-feira (23), a mudança do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São Francisco para o Santa Rita, a partir de fevereiro. A secretária responsável pela pasta, Natália Caroline Lino de Carvalho, revelou que a mudança se deve à localização inacessível do prédio atual.
A decisão é uma tentativa de facilitar o acesso dos moradores de Santa Rita, Santa Luzia e Perpétuo Socorro aos serviços oferecidos pelo Cras, eliminando a necessidade de subir até o São Francisco para receber atendimento.
Natália ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos públicos prioritários, como idosos, deficientes e mães com carrinhos de bebê, devido à unidade estar localizada em uma rua íngreme e com pavimentação em paralelepípedos.
“O Cras São Francisco será transformado em um núcleo de assistência social, considerando que é um bairro vulnerável. Apesar da mudança, o São Francisco não ficará desamparado, mas a inacessibilidade impede um trabalho efetivo com as famílias”, acrescentou a secretária.
A nova sede funcionará em um prédio é alugado. A Prefeitura não conseguiu encontrar um espaço dentro dos padrões necessários para o funcionamento do centro social.
A unidade do Cras, hoje ainda no São Francisco e que atualmente atende somente moradores do bairro e do Santa Rita, terá sua abrangência expandida para incluir Santa Luzia e Perpétuo Socorro.