Política a conta-gotas…
Cumprindo o combinado
O prefeito Sylvio Ballerini tem engrossado o tom da conversa quando o assunto são obras e realizações em Lorena. O prefeito tem desafiado o povo da maledicência a fazer as contas e apontar quem dos seus antecessores entregou mais obras que ele em dois anos e nove meses! E não para por aí, nem só de obras vive uma administração, quem valorizou mais os servidores municipais que seu governo… indaga Ballerini!
Lei do silêncio
A semana terminou em silêncio político em Pinda, pelo menos na rádio do ex-prefeito Vito Ardido! Segundo a rede de boataria do Mercadão e adjacências, ‘Vitão’ teria mandado suspender os programas de cunho político na emissora, sob o pretexto de que o Ministério Público estaria questionando a programação. Resumindo, ‘a Vela apagou’, quer dizer, o vereador Herivelton Vela perdeu a voz, consequentemente, o Norbertinho também. Ah! Até o vice, Ricardo Piorino, perdeu seu horário que mal havia começado.
Mistério
Como bem disse o filósofo: há mais mistério entre as relações do ex-prefeito Vito Ardito com o alto comando da Prefeitura, do que imagina o mercado político de Pindamonhangaba!!!
Festa ‘republicana’
O vice-prefeito Ricardo Piorino e o secretário de Esporte, Everton Chinaque, fizeram a festa essa semana, para oficializar a filiação da Pastora Magada no Republicanos, com vista à composição da futura Câmara de Pinda. Lembraram que Everton é um dos cinco cotados em avaliação para vice do atual vice. Façam suas apostas…
Na hora do voto!!!
E por falar em vice do vice em Pindamonhangaba, alguém associou a imagem do vereador Carlos de Moura – o Magrão, a tiracolo do prefeito Isael Domingues nos últimos dias, a mais um passo na seletiva para formação da majoritária de Ricardo Piorino. E o que não tem faltado é postulante a vaga com crise de ciúmes, porque se for para medir por votos nas urnas passadas, Magrão foi medalha de prata em duas eleições consecutivas…
Na força do virtual
E para quem apostava nos velhos e conhecidos nomes na disputa pela Prefeitura de Lorena, perdeu. O influencer Daniel Andrade iniciou sua temporada de relacionamentos com políticos tentando vender sua autoimagem como receita de inovação da cidade e, pelo visto, já arrumou adeptos e seguidores. Disseram que ele já esteve com o prefeito Sylvio Ballerini e com Fábio Marcondes, porém, a proposta partidária mais convincente até o momento veio de Elcinho Vieira, que apesar de estar com o prazo de validade vencido na política local, precisa de um candidato a prefeito em seu grupo para eleger sua irmã, vereadora, em seu lugar…
Domando as feras
Engana-se quem pensa que o prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, não sabe que ao lado de muitos membros fiéis e leais de sua equipe, encontram-se três grupos distintos com pré-disposição à traição. A divisão é simples: os que traíram, os que têm vontade de trair e só aguardam a melhor oferta e, por fim, os que vão trair com certeza.
Casa nova de novo
Em Cruzeiro, parece que a reinauguração da reforma da Câmara Municipal agitou a política e os polítiqueiros na última segunda-feira! A base governista, a princípio, muito ansiosa pelo atraso do prefeito Thales Gabriel, mas que após sua chegada ‘estrelar’ na solenidade, ‘coincidentemente’ após todos vereadores terem discursado – inclusive os famosos do pedaço – o evento tomou sentido. O presidente da Casa, Gordo da Vila Batista, se manteve em alta no bom protagonismo junto aos convidados que prestigiaram a festa do Legislativo.
Ausência
Com a ausência de Paulo Vieira – líder absoluto do PL na cidade – na solenidade que marcou o retorno dos vereadores à sede do Legislativo pós-reforma, coube aos parlamentares Jorge Currila e o Gordo da Vila Batista fazerem as honras do Partido na própria Casa e, por isso, sobraram perguntas e faltaram respostas, por exemplo: onde estaria o big boss do PL para ocupar a cadeira que permaneceu vazia? De qualquer forma, a ausência do chefão foi o assunto do chá das cinco em Cruzeiro!
Guerra das estrelas
Ainda sobre a inauguração da Câmara de Cruzeiro, além do burburinho da ‘cadeira vazia’ deixada por Paulo Vieira na solenidade, a oposição reclamou que a chegada do prefeito trouxe todo tipo de puxa-saco pra complementar a plateia; conjecturam também, um suposto tapetão no Zé Rogério na composição da majoritária com Kleber Silveira. Entre os governistas, o clima tenso corre por conta do PL, que anda forçando a barra para propor um nome para a vaga de vice. E para surpresas de gregos e troianos, Paulo Filipe e Larissa Análio trocaram abraços como parceiros de longa data. Afinal, após tantos desentendimentos, a cena de paz pode ter aliviado até as enxaquecas políticas do prefeito. Só não perguntem por quê…
Quem faz rir, faz chorar!
Como é de conhecimento geral, num misto de indiferença e ares de desentendidos, a Câmara de Guará, ou melhor, os vereadores, deram um ‘adios muchachos’ a Celão com seu pedido de reconsideração para voltar ao exercício de seu mandato. Mas, para o ex-presidente, vai ser apenas um até breve, porque os que passarem pelo crivo das urnas na eleição do ano que vem, vão trombar com ele no próximo Legislativo. Este é o recado…
Festa de despedida
A semana foi marcada por uma movimentação política intensa no auditório do Tribunal de Contas do Estado, com a posse do agora ex-deputado federal Marco Bertaiolli como novo conselheiro do órgão. Prestigiaram a solenidade de posse autoridades de várias envergaduras – como o governador Tarcísio de Freitas, seu vice Felipe Ramuth, o presidente da Alesp, André do Prado e diversos deputados, prefeitos e vereadores, além de‘algumas viúvas políticas em potencial’. Há quem garanta, principalmente em Guaratinguetá, que não demoram duas eleições para ele sair de cena.
Candidatura solo
A concorrência que se opõe a sucessão de Marcus Soliva torce para a quebra da hegemonia de seu grupo, ou que siga dividindo apoio entre os três prefeituráveis ligados à sua administração. Na semana passada, Dani Dias promoveu um happy hour com intuito de reunir apoiadores e lideranças partidárias e, apesar da presença de Miguel Sampaio – também postulante a prefeito – o marketing visual demonstrava candidatura solo da popstar. Já o vice Regis Yasumura, que adora sair nas fotos, se tocou e não deu as caras. Estes três corpos diferentes ocupando o mesmo espaço, uma hora explode… apostam os contrários.
Os fatos falam mais que…
…a política Mesmo com a guerra de nervos produzida pelo mercado político de Guará sobre quem é quem na fila dos preferenciáveis do grupo de Marcus Soliva, juntos ou separados, Miguel Sampaio e Dani Dias não deixam o ritmo de atendimento à população cair. Essa semana, por exemplo, eles tiveram juntos aos moradores da Vista Alegre, não para simplesmente ouvi-los, mas para levar soluções imediatas.
Segue o jogo
Parece que o cerco está apertando contra a reeleição do prefeito Antônio Mineiro em Cachoeira Paulista, principalmente na medida em que a saúde financeira da Prefeitura se estabiliza. Além do pessoal da motolândia, que continuam ávidos para reconquistar os cofres públicos, cerca de quatro ou cinco postulantes estão tentando viabilizar candidaturas para o ano que vem. Com a palavra, os eleitores!!!
Quatro por quarenta
A 357 dias das eleições, o prefeito Guilherme Carvalho ainda não se manifestou sobre quem será sua aposta para sucessão na Prefeitura de Silveiras, porém, já se manifestou com quem e com quantos partirá para batalha eleitoral. Em recente reunião com o grupo, ele apoiou a ideia de fechar com os quatro partidos de sua base: PSD, Republicanos, PSDB e MDB, somando quarenta candidatos postulantes à Câmara. Segundo aquele vereador que está mudando de lado, pior está a oposição, que ainda nem sabe quem será candidato a prefeito e ainda não tem nomes suficientes para montar dois partidos, a não ser se jogar muita grana em cima da mesa…
Um fato, duas…
…realidades A polêmica sobre a crise com os repasses às creches de Guaratinguetá, sob responsabilidade da União, apimentou as críticas no mercado político, envolvendo sindicato e pais de alunos, principalmente quando pintou a possibilidade de greve. Enquanto o prefeito Marcus Soliva atribuiu a falha ao Estado pela falta de pagamento, os vereadores de oposição buscaram informações junto à Secretaria Estadual de Educação, que deveria ter prestado informações técnicas sobre as unidades na cidade (Censo Escolar 2022) ao Governo Federal. Disseram que somente a abertura de uma CEI na Câmara pode esclarecer as respostas divergentes. Perguntem ao Arilson!