Política a conta-gotas…

Silvyo Ballerini

Reação a curto prazo
Como “as chuvas de março fechando o verão”, boa parte dos problemas do prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, no tocante a zeladoria da cidade, ficam praticamente resolvidos. Somando-se ao ‘limpa’ que tem feito em seu governo, através de exonerações e substituições de secretários, a boa imagem da administração começa a subir na opinião popular. Colaborando com isso, o maior volume de obras dos últimos tempos em andamento por toda cidade tem revitalizado sua empatia com os eleitores. Sylvinho também tem pontuado de forma positiva no seguimento social – com as frentes de trabalho e na saúde – em apoio aos novos projetos da Santa Casa.

 

Gaiola das Loucas…
…versão Cachoeira – A novela da manjada política – Capítulo 2º – Luz, Câmara, que dizer, câmera, ação: segue o resumo de mais um espetáculo aberto ao público, mas com plateia vazia. O povo da ‘casa pequena’ tentando interferir na mobília da casa grande, com o Boiadeiro atirando pra todos os lados, ao escrever na porteira: “proibido parente com parente e marido com esposa comendo na mesma mesa”. Interpretando: nepotismo cruzado. O corre-corre foi intenso para que a escrita valesse só para a casa grande, porque senão, a casa pequena vai ficar vazia e vai faltar o leitinho dos marmanjos… A Bruxa do 71, junto com o Rabo de Arraia e o Estafeta que se acha da KGB, escreveram outro bilhete: “nepotismo só vai valer pra turma do Homem do Caixão”. Resumo: nepotismo só no Executivo, no Legislativo nunca!!!

 

 

Não convidem para…
…a mesma picanha – o vereador Agenor Todico e pelo menos 90% dos seus colegas de Câmara, principalmente se o assunto for o projeto contra nepotismo cruzado no Poder Público de Cachoeira Paulista!

 

Curiosidade eleitoral

Miguel Sampaio e Dani Dias

Já dão como ‘favas contadas’ nos cafezinhos mais politizados de Guará que a principal pergunta nas pesquisas eleitorais neste período de pré-campanha é: “você votaria em Miguel Sampaio para prefeito com Dani Dias de vice?” Em um outro cenário: “você acha que Regis Yasumura deve insistir em candidatar-se a prefeito, ou seria mais seguro voltar ser vereador? Entre os nomes citados, além de Junior Filippo e Edison Riccomi, quem você acha que deveria ser candidato a prefeito? E ainda, você votaria em um candidato indicado pelo prefeito Marcus Soliva?

 

 

A Rota dos eleitores

Junior Filippo

O ex-prefeito de Guará, Junior Filippo, deu início a um projeto especial para chegar aos eleitores, no programa que batizou de ‘Rota 55’. A ideia é promover, até o final do ano, 18 encontros com moradores de regiões estratégicas do município, com o pretexto de colher o que está chamando de demandas, para então formalizar seu plano de governo em aquecimento para eleição do ano que vem. A iniciativa repercutiu no mercado político e já está atraindo adeptos a seguirem a peregrinação com o prefeiturável.

 

 

 

Melhor caminho
E por falar em eleição em Guaratinguetá, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Evangelista, está repetindo o caminho que pegou em 2016 para chegar ao Legislativo novamente. Comenta-se pelas rodas políticas da Praça Conselheiro que esta será a terceira vez que a Secretaria Social poderá colocar um vereador no plenário da Câmara – iniciando por ele, seguido de Arilson e Cícero. No ano que vem, Evangelista só não será eleito se declinar a candidatura em favor do ‘Dindo’, Regis Yasumura. Perguntem ao Zé da Graça!!!

 

Cobrando a fatura
Circula entre os bem informados de Guará que a liderança nacional do MDB, em comum acordo com a estadual, pretende transformar o diretório local do partido em provisória. Disseram que esta seria uma resposta ao baixo desempenho de votos que a sigla registrou nas urnas do ano passado na cidade. Ou seja, embora a medida não preveja excluir nenhum dos atuais filiados ao partido, a ‘provisória’, o próprio nome deixa claro o que é. Perguntem ao Fabrício Dias…

 

Corrida do ouro
É voz corrente entre os prefeitos do Vale que ir a Brasília e não passar pelo gabinete de Geraldo Alckmin, é como passear em Roma e não ver o Papa. A diferença é que todos que passaram por lá, ou melhor, tomaram um cafezinho com vice-presidente, receberam recursos federais logo em seguida. Esta semana quem seguiu nesta ‘rota do ouro’, foi o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel. Ele visitou deputados parceiros, esteve no ministério do Turismo tentando destravar uma verba para Maria Fumaça poder andar, e se reuniu com Alckmin para tratar de investimento$ para a cidade.

 

Auditoria externa
A julgar pela agitação dos associados do Comercial de Lorena, o setor de contabilidade do Clube poderá ser submetido a uma auditoria externa, com a finalidade de esclarecer o porquê do atraso da apresentação dos relatórios, há mais de seis meses. Pelo menos é isso que se ouve entre os frequentadores do quiosque, da sauna e nos passeios do Clube. O assunto já viralizou nas redes sociais e está deixando muitos conselheiros de ‘saia justa’ perante os sócios! Com a palavra, a dupla Bezerra e JG…

 

Numerologia eleitoral
Após vazarem os resultados da última pesquisa qualitativa nos bastidores da Câmara de Pindamonhangaba, estampando a realidade de alguns integrantes do Legislativo na opinião popular, um deles percebeu que está mais distante dos eleitores do que imaginava; um outro, entendeu que não vai levar a melhor nas urnas pelo simples fato de ter mais microfones à disposição. Um terceiro, constatou que por mais que se esforce, não será aceito ‘cem por cento’ no grupo predominante, e para manter a chance de sobreviver na posição que se encontra, vai ter de gastar muita sola de sapatos nas próximas 115 semanas.

 

 

Fogo amigo

Ricardo Piorino

Com ventos favoráveis da periferia de Pinda e excelente aproveitamento no índice de aprovação da administração Isael Domingues, ao que tudo indica, o vice Ricardo Piorino está tendo de se preocupar mais com a concorrência interna do governo – aquilo que na política chamam de ‘fogo amigo’ – do que oposição externa, que ele sabe quem e onde está. Pela análise das últimas consultas eleitorais, disseram que se Piorino não errar o alvo na reta final, acertando um candidato a vice que além de não atrapalhar, tenha voto, ficará fácil apostar quem será o próximo prefeito.

 

Vice! ou não vice?
Ainda sobre as eleições em Pinda, se a estratégia para escolha do futuro vice para Ricardo Piorino focasse alguém com cacife eleitoral no Distrito de Moreira César, com certeza os nomes do vereador Cal e do subprefeito Nilson estariam naturalmente no processo seletivo, lembrando que o secretário Everton Chinaqui tem boa entrada no território devido ao Esporte. A controvérsia, segundo a crítica do mercadão, seria de Magrão, com seu histórico de ‘hora cá, hora lá…

 

Corram que a polícia vem aí!
A prefeita de Potim, Erica Soler, imaginava que muitas coisas poderiam acontecer nesta reta final de seu mandato, menos a Polícia Federal batendo na porta de sua Prefeitura, por suspeitas de fraudes em licitações. Na relação custo-benefício, a soma de acertos, bem mais elevados que erros e equívocos, tem contribuído para um índice de aprovação de sua administração – que pese parte de sua equipe de governo deixar um rastro de desconfiança entre os eleitores.

 

Lógica & Tendência
Os rumores das pesquisas eleitorais dos últimos dias em Lorena não refletem a realidade da tendência do ano que vem. Segundo os bem informados, o ‘raio X’ das enquetes demonstram duas realidades: o momento (Sylvio Ballerini) versus a memória recente (Fábio Marcondes). Os descontentes com a administração hoje, lembram do governo anterior, porém, quando chegar a pavimentação na rua do eleitor, a reforma da escola próxima à sua casa, a normalidade de atendimento na UBS do bairro e, entre outras, as oportunidades de empregos, a tendência do eleitor é de ampliar a visão sobre nomes e propostas.

 

Oportunidade de emprego

Rômulo Kazimierz

O prefeito de Piquete, Rominho, foi bater mais uma vez na porta do Estado, desta vez para girar a economia da cidade. E deu certo. Ele conseguiu junto ao Governo 129 vagas de trabalho no programa Bolsa do Povo, onde os contemplados receberão auxílio de R$ 540,00 mensais, mais qualificação e outros benefícios. A notícia rendeu comemoração de muitos, exceto de dois vereadores que foram flagrados – sem muito sucesso, é claro – criticando a iniciativa do prefeito.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?