Política a conta-gotas

Náufrago

Nei Carteiro

Seguindo a nova aritmética eleitoral – com apenas 12 candidatos por sigla – o vereador Nei Carteiro poderá ser um dos que enfrentarão dificuldades em formar partido. E por quê? Simples: com o cociente eleitoral nas alturas, quem serão os ‘camicases’ com coragem suficiente para embarcar em seu ‘trem da morte’? Para ser mais explícito, candidatar-se a vereador simplesmente para empurrar o carro alegórico para o ‘senhor simpatia’…

 

‘Alma penada’
Corre na boca pequena de Pinda que neste ano pré-eleitoral tem aparecido de tudo no mercado político. Essa semana uma aparição do ex-vereador Ronaldo Pipas – aquele que criticava e votava contra o governo de Isael Domingues – ‘babando ovo’ para o vice Ricardo Piorino rendeu muitas críticas. Sabem-se que até uma vaguinha de trampo numa terceirizada já havia saído pro homem, porém, sua carinha de anjinho barroco não cola…

 

Mesmo do mesmo!!!

Norbertinho

O plenário da Câmara de Pinda promete, para próxima terça-feira, uma boa dose de política de bastidores e encontro de notáveis por ocasião da sessão solene de transmissão oficial da presidência ao vereador Norberto Moraes. E os comentários já estão antecipando os fatos; comenta-se que Norbertinho estará recebendo o que já conhece ‘de cor e santeado’, inclusive o pefil dos que dividirão a mesa administrativa com ele. Ah! Falaram que, pelo menos desta vez, o Magrão não estará na linha de frente. Aguardem novos capítulos dessa novela com previsão de dois anos pela frente…

 

Renovação
Com o assunto eleições municipais em evidência em Guaratinguetá, o nome de Cabo Samuel – com seus 7.262 votos para deputado – sempre é mencionado em eventuais composições majoritárias ou para renovação da futura Câmara devido seu viés evangélico. Por falar em renovação, há quem aposte que se o Legislativo continuar com 11 cadeiras, apenas dois ou três dos atuais vereadores deverão sobreviver no próximo plenário para contar a história aos novos…

 

Sangue novo

Ademar da Administração

Quando o assunto é sucessão em Guaratinguetá, não se fala apenas na ‘cadeira mais cobiçada’ do mercado político, refere-se também em equipe. Pelo o que se houve nos andares do ‘Palácio de Vidro’ da Chácara Selles, o prefeito Marcus Soliva, ao que tudo indica, vai lançar uma sequência de novos líderes em prospecção executiva e legislativa. Alguns nomes de seu governo já são destaques, e outros em evolução pelo critério fidelidade e eficiência, como o secretário de Administração, Ademar Santos, que cresce ganhando o conceito dos servidores, a confiança do grupo e o respeito de muitos moradores que passam pela sua repartição.

 

 

 

Pouco para quem recebe…
…muito para quem paga O vereador Carlos Alexandre – o Xande, puxou os votos contrários ao reajuste de 5,9% aos servidores municipais de Aparecida, em sessão extraordinária, na última quarta-feira. Os colegas Budão e André Monteiro embarcaram com Xande em oposição ao projeto do Executivo, deixando transparecer que o prefeito Piriquito deveria consultar o sindicato em vez do caixa financeiro da Prefeitura.

 

Novo feriado
A Câmara de Cachoeira Paulista iniciou a temporada de sessões do ano criando mais um feriado na cidade. Dessa vez, em homenagem ao Monsenhor Jonas Abib, como novo marco religioso da Canção Nova. A autora do projeto, Rogéria Lucas, e o coautor Piscina, esperam que o prefeito Antonio Mineiro sancione a nova lei, que poderá vetar por inconstitucionalidade. Parece que é vedado a vereadores criarem ônus para os cofres públicos e, este tipo de projeto, é competência do Executivo.

 

Quebra, quebra na…
…Câmara Ainda sobre Cachoeira, o novo presidente Léo Fênix começou o ano literalmente ‘quebrando tudo’, ou seja, com reformas e contratações. Disseram que o homem pretende modernizar a estrutura do prédio, mas começou em seu gabinete. A notícia correu rápida pelos cafezinhos da rua Bernardino de Campos e já indagaram: houve tempo ou não de providenciar as devidas licitações?!?!?

 

Política com sorvete
Um encontro inusitado entre dois líderes partidários nesta quinta-feira, na esquina da sorveteria do Chiquinho (rua 5 com a Major Novaes), só poderia terminar em sorvetes, principalmente quando tiveram de concordar que o único que tem candidato pronto para disputar a Prefeitura de Cruzeiro no ano vem é Thales Gabriel. Admitiram inclusive que Gabriel tem contingente para lançar até duas chapas completas se houver necessidade, enquanto a oposição continua mais dispersa que final de desfile de Carnaval…

 

Morde e assopra
Enquanto o vereador Diego Miranda (ainda PSD) palmeia os grupos políticos de Cruzeiro à procura de novos parceiros eleitorais – cada vez mais longe dos governistas, Kleber Silveira (ainda PSDB) segue seu planejamento de obras no município com seu nome em ascendência para sucessão de Thales Gabriel. Fora dos holofotes do poder público, Marco Aurélio e Juarez Juvêncio (Podemos) só observam o cenário eleitoral, aguardando o momento oportuno de entrarem no jogo. Já o empresário das faculdades não sabe se ‘morde ou assopra’. Na opinião da patuleia, talvez pelo excesso de ansiedade política, já que sempre tropeça na hora dos fechamentos…

 

Extraoficial

João Bosco Romeiro

Passados quase 40 dias do anúncio oficial de transformar o Planejamento em secretaria – que até então vinha sendo departamento da Obras – o prefeito Sylvio Ballerini, ao que tudo indica, acertou os ponteiros com o engenheiro João Bosco Romeiro para o cargo de secretário. Romeiro, que além de amigo de Sylvinho há tempos, pode ser a dose certa para o avanço de muitos assuntos de expansão da administração, já que reúne experiência de anos, vivência política e sabe onde e como buscar parcerias. Com a palavra os irmãos Ballerini…

 

De professor para professor

Sylvinho

E por falar em Sylvio Ballerini, ele concluiu a semana com atendimentos simultâneos e respostas a vários públicos em Lorena. Acompanhou pessoalmente a pavimentação da Avenida Targino Vilela Nunes – uma das principais vias de acesso à cidade; inaugurou o campo de futebol society totalmente iluminado na Cecap Alta; deu início à construção da nova UBS da Vila Passos e, entre outros, assinou a lei que eleva o piso salarial de todos professores ao teto máximo sugerido pelo Governo Federal. A classe docente está comemorando os 15% de reajuste. E no campo da política, teve uma conversa demorada com aquele líder partidário que está pretendendo fazer uma aliança com seu grupo.

 

Política do bom dia…
…boa tarde!!! Lembram das apostas entre os politiqueiros e eleitores de vários segmentos sobre quem do primeiro escalão seria cortado no governo municipal? Pois bem, entre os que estão na marca do pênalti, ‘o tanga ainda não caiu’, porém, agora tem de pedir bênção diariamente no gabinete, uma maneira sutil de provar que está trabalhando.

 

Mensagem cifrada

Marcus Soliva e Dani Dias

Pelas redes sociais de Guará, chega a informação de que Dani Dias declarou que não pretende mais disputar reeleição para vereadora. Somando a este fato, a patuleia aposta constantemente em seu nome entre os prefeituráveis da “estação 2024”; já os que sabem fazer a somatória eleitoral, concluem que a jornalista é a grande cartada como vice para um dos três postulantes à sucessão e, para matar Yasumura de ciúmes, aparece esta foto circulando…

 

 

Certificação

Isael Domingues e Ricardo Piorino

Causou a maior repercussão em Pindamonhangaba a homenagem que o Partido Liberal prestou à dupla Isael Domingues e Ricardo Piorino, instalando outdoors em vários pontos da cidade com a frase ‘Gestão Reconhecida’. E uma das provas veio logo em seguida, a certificação ISO de Cidade Inteligente, conferida pela ABNT. Além do impacto que os painéis provocaram nas correntes políticas locais, a concorrência constata que ainda não surgiu e talvez nem vá surgir um candidato para fazer sombra ao vice Piorino para impedi-lo, quem sabe, de faturar a sucessão nas urnas de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *