Moradora denuncia infestação de peçonhentos na Cecap

Idosos e crianças convivem com escorpiões e cobras dentro de casa

Escorpiões de várias espécies recolhidos por moradores durante uma vistoria particular realizadas nos prédios (Elisabeth Almeida)
Escorpiões de várias espécies recolhidos por moradores durante uma vistoria particular realizadas nos prédios (Elisabeth Almeida)

Elisabeth Almeida
Lorena

As duzentas famílias que vivem nos prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) estão com medo de ficar dentro da própria casa. Os moradores reclamam que encontram com frequência animais peçonhentos e que muitas crianças já foram picadas.
O conjunto habitacional abriga mais de mil pessoas, mas nem todos apontam um responsável pela presença frequente dos bichos.
De acordo com a maioria dos condôminos, o problema sempre existiu. “Sempre vimos casos de escorpião aqui, mas de uns tempos para cá isso tem piorado muito. Por isso estamos tão assustados. Aqui tem muitos idosos, mas principalmente crianças pequenas em fase de engatinhar. Como vamos ficar tranquilos com isso?”, desabafou Joice Fabíola Ribeiro, moradora de um dos blocos há quatro anos.
Mércia Reinaldo, que vive no conjunto habitacional desde sua inauguração, repetiu o que foi dito por sua vizinha. “Aqui sempre teve esse problema, em todos os apartamentos, mas tem piorado muito, já que ninguém corta esse matagal. A Prefeitura nunca vem cortar o mato, mas não se esquece de cobrar nossos impostos”.
Os moradores contaram que estão apreensivos pela insegurança ao deixar seus filhos em casa. “Tenho duas filhas, sendo que uma é bebê ainda, e a outra já foi picada. Me desfiz da maioria dos meus móveis, com medo de que esses bichos se escondam. Esses dias achei um filhote de cobra na sala. Se o filhote estava aqui, a mãe não estava longe”, projetou a moradora do CDHU, Maria Hilda. “Já pensou se acontece uma tragédia? Por isso já estou pensando em sair daqui, em achar outro lugar, onde possa deixar minhas filhas brincar com tranquilidade”.
Ela acredita que o problema não é causado pelo mato e sim pelo lixo jogado nas ruas. “Aqui moram muitas pessoas, mais de mil, e só temos três cestos de lixo na porta do condomínio. Esse número não é compatível para o tamanho das famílias, então as pessoas acabam jogando seus resíduos na rua, o que atrai ratos, baratas, escorpiões. Não é culpa da Prefeitura e sim de cada um de nós”.
Segundo a secretaria de Comunicação da Prefeitura, a administração está se mobilizando após receber denúncias do aparecimento de animais peçonhentos. A Prefeitura garantiu que não está trabalhando apenas com a limpeza do local, mas com atividades de conscientização nos bairros, pedindo a colaboração quanto ao despejo e armazenamento de lixo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?