Lorena ultrapassa as 100 contaminações por novo coronavírus

Com 63 recuperados e 44 suspeitos, cidade preocupa por queda no isolamento e Prefeitura lamenta medidas no comércio

Movimento em frente a praça Arnolfo de Azevedo, interditada em Lorena; aglomerações preocupam Prefeitura (Foto: Rafaela Lourenço)

Da Redação
Lorena

O número de casos confirmados de novo coronavírus voltou a ter um salto em Lorena. Dos 97 anunciados no boletim informativo do Município na segunda-feira, as contaminações chegaram a 102 nesta terça-feira.

De acordo com dados da Prefeitura, divulgados por volta das 16h, a cidade, que segue com cinco mortes, tem ainda 44 casos suspeitos. Entre os 102 confirmados, 63 conseguiram se recuperar e sete seguem internados nos hospitais do município.

O crescimento no número de confirmações preocupa. Há uma semana, Lorena contabilizava 71 infectados. Há um mês, a cidade chegava a 16 confirmações, um crescimento de 540% para os números atuais.

Nas ruas, o cenário de pessoas sem máscaras ou com uso errado da proteção, se mistura com a aglomeração em filas no centro comercial. Com um novo decreto publicado na última sexta-feira, Lorena mantém parte das atividades liberadas, em flexibilização que gerou polêmicas, após determinação do Ministério Público para redução do horário de funcionamento para quatro horas diárias (das 13h às 17h). “Acho que eles (moradores) estão tão desesperados de estarem em casa, que houve um ‘boom’ (sic). Nós cumprimos o decreto, a recomendação do MP, mas ao meu ver, isso foi um tiro no pé”, avaliou a vice-prefeita Marietta Bartelega (DEM), que teme pelo sistema a que o Município foi obrigado a se enquadrar, com horário reduzido, que pode incentivar a aglomeração. “Reduzir pela metade (horário de atendimento), não acredito que tenha sido uma boa recomendação, mas nós seguimos, até porque, senão, viria uma ação civil pública e a obrigação (da Prefeitura) é emitir o decreto. Mas estou muito preocupada”, revelou.

O índice de isolamento caiu nas últimas semanas. No boletim do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente) do Governo do Estado, a cidade registrou 47% de isolamento na segunda-feira, os mesmos 47% do estado. O número lorenense chegou a bater 64% em maio.

Outras cidades – A terça-feira de pandemia registrou novas contaminações na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). A cidade com maior número é São José dos Campos, com 1271casos positivos, 53 mortes e 974 suspeitos, seguida de São Sebastião, que não havia publicado os números até o fechamento desta matéria, mas que registrou 263 contaminações até segunda-feira.

Taubaté com 233 casos e cinco mortes, Caraguatatuba com 231 contaminações e 13 óbitos, Guaratinguetá com setenta contágios e três mortes, Pindamonhangaba com 55 casos de contágio e 6 fatais, Potim com 17 casos e Aparecida com 16 contaminações também registraram.

Com o site fora do ar, a Prefeitura de Ubatuba revelou nas redes sociais que “devido aos problemas técnicos com a internet no município, a divulgação do boletim de casos de Covid-19 será adiada”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?