Silveiras planeja recuperação de tratores para impulsionar setor agrícola na cidade

Maquinários são cedidos para produtores; Macacos também é atendido

Produtor rural comemora apoio durante trabalho na lavoura; Prefeitura de Silveiras intensifica ação para alavancar agronegócio na cidade (Foto: Divulgação)
Produtor rural comemora apoio durante trabalho na lavoura; Prefeitura de Silveiras intensifica ação para alavancar agronegócio na cidade (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Silveiras

Na tentativa de colaborar com os pequenos produtores rurais de Silveiras, a Prefeitura traçou um plano de recuperação de maquinários. O trabalho atende trabalhadores da área, além de investir em obras de reestruturação de pontos. A ideia é impulsionar o setor agrícola da cidade em 2018.

Em janeiro, o prefeito Guilherme Carvalho (PSDB) declarou que encontrou os maquinários agrícolas e a frota municipal totalmente sucateada. Após iniciar um processo de recuperação, o Executivo cedeu no inicio do segundo semestre um trator para que os produtores rurais tivessem melhores condições de prepararem a terra para o plantio.

Desde então, os beneficiados ficam encarregados somente de arcarem com a despesa do combustível do trator, o que, de acordo com o diretor de Meio Ambiente Alecksander Ribeiro, representa uma economia de cerca de 50% do que os agricultores pagavam as empresas de aluguel de maquinário agrícola.

O chefe da pasta explicou que o trator consegue atender somente a demanda das propriedades rurais mais próximas da região central do município, não contemplando o Bairro dos Macacos, responsável por grande parte da produção de leite e de produtos de hortifruti.

Para levar a melhoria às regiões mais afastadas, o Município investiu na recuperação de maquinários. “Abrimos um processo licitatório para a compra das peças que serão usadas para arrumarem três tratores. Nossa expectativa é que no primeiro semestre do ano que vem estas máquinas já estejam atendendo os produtores de todos os bairros. Estamos fazendo o possível para que os agricultores tenham condições que os levem a aumentar suas produções em 2018”, explicou Ribeiro.

Outra ação que a Prefeitura planeja executar em 2018 é a manutenção de pontes e estradas rurais que foram recuperadas este ano. Tentando possibilitar um melhor escoamento dos produtos, no fim do primeiro semestre, Silveiras reformou quatro pontes nos bairros da Capitinga e do Macacos. Com partes apodrecidas e parcialmente afundadas, as ligações prejudicavam o tráfego de carros e caminhões utilizados para transportarem verduras, frutas e outros produtos alimentícios.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?