RMVale avança para a fase vermelha do Plano São Paulo

Lojas do comércio de materiais de construção e escolas voltam a operar presencialmente; celebrações religiosas presenciais continuam impedidas

Coletiva com representantes do governo do Estado nesta sexta-feira; Doria anuncia fase vermelha (Foto: Reprodução Gesp)

Bruna Silva
RMVale

Após semanas na fase emergencial, a mais restrita instaurada desde o início da pandemia, o Governo do Estado permitiu, nesta sexta-feira (9), o avanço da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) para a fase vermelha. Entre as medidas da nova etapa, as escolas poderão receber novamente os alunos, a partir do dia 14.

Com a atualização do Plano São Paulo de flexibilização, todo o Estado progride, a partir da próxima segunda-feira (12) para a nova fase, sendo permitido o funcionamento de lojas de materiais de construção civil, realização de esportes profissionais e  a liberação do “take away” para shoppings e comércios. Atividades que não são consideradas essenciais e celebrações religiosas presenciais continuam impedidas. O toque de recolher das 20h às 5h prossegue em vigor.

As escolas estaduais abrirão, novamente, para aulas presenciais a partir da próxima quinta-feira (14). O comparecimento à unidade escolar não é obrigatório. O esquema prevê até 35% da capacidade do espaço, além de atendimento dos protocolos sanitários, como uso de máscara, distanciamento e higienização constante das mãos.

As autoridades estaduais relatam que a medida se tornou possível diante da queda de 17% no índice de internações hospitalares. Embora a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) continue em alta com 88%, é possível notar a queda, pois na última semana o sistema de internações intensivas operava em 93%.

O Palácio dos Bandeirantes mantém otimismo em relação às condições do avanço da pandemia. A expectativa é que até o início do próximo mês, algumas regiões (ainda não especificadas) possam evoluir para a fase laranja. Para isso, é necessário que o isolamento social e as taxas de internações tenham declínio.

A doença segue com números crescentes na RMVale, que, até a manhã desta sexta-feira, registrou 281 mil casos e ainda 3,5 mil mortes causados pelo novo coronavírus.

Ciclista no Centro de Lorena; fase tem mais serviços liberados (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Vacinação – O Estado adiantou o início da vacinação de professores da rede pública e privada de ensino. Para este grupo prioritário, a imunização estará disponível a partir deste sábado (10). Mas é necessário preencher o cadastro na plataforma vacinaja.sp.gov.br e receber a validação do sistema para o recebimento da dose.

A secretaria de Saúde do Estado contabilizou que mais de 7,4 milhões de imunizantes contra a Covid-19 foram aplicados desde o início da campanha. A preocupação está sobre cidades que possuem lento da cobertura vacinal, como Piquete.

O Estado espera melhorar o diálogo com os municípios para que o combate ao vírus seja intensivo.

Muda na fase vermelha…

Escolas estaduais, municipais e redes privadas poderão receber alunos presencialmente, com autorização das prefeituras;

Lojas de material de construção poderão abrir;

Retirada de pedidos de comida diretamente nos restaurantes (serviço de take-away);

 

Permanece com a fase vermelha…

Proibição de cultos religiosos presenciais;

Recomendação de teletrabalho;

Recomendação do escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria;

Toque de recolher das 20h às 5h.

 

O que pode funcionar na fase vermelha?

Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de veterinária;

Supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres;

Delivery e drive-thru para bares, lanchonetes e restaurantes (permitida a entrega);

Escolas e universidades;

Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;

Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;

Serviços de segurança pública e privada;

Construção civil e indústria;

Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora, sons e imagens;

Igrejas e estabelecimentos religiosos (atendimento individual), lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais;

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?