Para evitar avanço da Covid-19, Silveiras realiza testagem em massa de alunos

Aulas presenciais são retomadas na rede municipal com foco nos cuidados contra o novo coronavírus; ação beneficia cerca de quinhentos estudantes

Testagem de Covid-19 em alunos de Silveiras; ação busca mais segurança para as aulas presenciais (Foto: Divulgação PMS)

Lucas Barbosa
Silveiras 

Para ampliar a segurança contra o novo coronavírus na retomada das aulas presenciais em Silveiras, a Prefeitura iniciou nesta semana a aplicação de testes de identificação de Covid-19 nos alunos da rede municipal. A iniciativa tenta evitar um possível avanço do contágio no município, que contabiliza 18 vítimas fatais da doença.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Silveiras, apesar de iniciada na última segunda-feira (8), data de reinício das aulas presenciais, a testagem em massa deverá ser concluída apenas no início da próxima semana. A expectativa é que a iniciativa contemple cerca de quinhentos estudantes, com a faixa etária acima dos 10 anos. É necessária a autorização dos pais para que as crianças sejam submetidas ao exame.

Doados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os testes rápidos, que são dos modelos sorológicos IgG e IgM, indicam se os alunos já tiveram contato com a Covid-19, através da identificação de anticorpos. Após a captação de uma gota de sangue do estudante, o exame tem seu resultado revelado em um prazo de até 15 minutos.

O prefeito Guilherme Carvalho (PSDB) agradeceu ao Senar pela doação dos testes rápidos e ressaltou a necessidade da ação. “Estamos fazendo todo o possível para garantir um retorno às aulas mais seguro aos nossos estudantes e educadores. Além dessa testagem em massa, implementamos também um rígido protocolo de higienização em todas as escolas, respeitando as recomendações de prevenção do Governo do Estado”.

De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica de Silveiras, o município contabiliza 511 moradores infectados pela Covid-19, sendo 18 mortos, 469 recuperados e dois internados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?