Mortes por Covid na RMVale desaceleram com avanço da vacina

Cidades do Vale e Litoral Norte chegam à marca de trezentos mil casos e 6,5 mil óbitos; cronogramas seguem planejamentos municipais

Leito destinado aos pacientes com Covd-19; Cidades da região registram queda em internações (Foto: Marcelo A dos Santos)

Bruna Silva
RMVale

Mesmo com a desaceleração do contágio do vírus devido ao avanço da vacinação, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) ultrapassou, nesta semana, a marca de trezentos mil casos de Covid-19. Dados das secretarias de Saúde apontam que mais de 6,5 mil pessoas morreram devido às complicações do vírus.

Apesar do levantamento indicar a magnitude das contaminações na região, julho foi o mês primeiro ano com queda acentuada em casos e consequentemente em hospitalizações e óbitos. Julho terminou com cerca de 19 mil contaminados, o menor índice dos últimos seis meses. O declínio das infecções está atrelado ao avanço da vacinação em todas as cidades. Pindamonhangaba, por exemplo, está com cerca de 56% do público vacinado e já observa queda em 50% em mortes e 22% no número de novas contaminações.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado, 29 casos foram identificados ao longo do último fim de semana. Os leitos de tratamento para a doença operam na metade da capacidade limite.

Há mais de um mês é possível observar a queda na quantidade de novos óbitos causados pelo novo coronavírus na região. Esta é considerada a maior sequência de redução na média móvel de falecimentos desde março de 2020.

Imunização – Apesar da apresentação semanal do cronograma estadual para vacinação, cada cidade tem elaborado seu próprio plano liberando as datas de imunização conforme faixa etária. Pinda e Aparecida vacinaram, nesta terça-feira (3), pessoas com mais de 25 anos; enquanto Guará imuniza acima de 20 anos e Lorena acima de 23 anos. Os locais de aplicação das doses e horário de atendimento podem ser consultados nos sites oficiais e redes sociais dos municípios.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?