Fique Sabendo previne região contra DST’s

Programa federal leva conscientização e exames gratuitos para reduzir índices de infecções

 

Da Redação

Região

 

As cidades da região participam desde a última quarta-feira da edição 2015 da Campanha “Fique Sabendo”. O programa federal trabalha a prevenção contra o HIV, responsável pela Aids, além de outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), com a conscientização e testes gratuitos.

O atendimento, das 8h às 12h, é aberto ao público e antecede o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no próximo dia 1. Este ano, a expectativa do Ministério da Saúde é atrair jovens para os testes, já que, de acordo com índices da Aids no Brasil, a cada três infectados com o vírus HIV, um tem entre 15 e 24 anos. A cada ano, trinta mil pessoas descobrem que têm o vírus.

Na região, as secretarias municipais iniciaram o atendimento. Em Cachoeira Paulista, o atendimento é feito em seis pontos estratégicos: unidades do ESF (Estratégia Saúde da Família) dos bairros São João, Jardim Europa, Pitéu e Vila Cacarro, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e o setor de DST, que fica no laboratório da Santa Casa.

Nos postos, a população recebe atendimento de profissionais da saúde, com orientação e incentivo para a realização de testes de HIV e Sífilis.

Já em Cruzeiro, os exames serão realizados em todas as UBS’s e PSF’s. Neste sábado, haverá uma programação especial das 8h às 13h na Praça 9 de Julho, no Centro da cidade, com testes rápidos gratuitos, orientação, distribuição de folders e preservativos masculinos e femininos.

A Prefeitura de Lorena deve levar o atendimento até esta segunda-feira. Os interessados em realizar o teste deve procurar as unidades de ESF’s e UBS’s ou o Ambulatório de Especialidades (antigo Inamps), ao lado da Câmara Municipal, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30.

Na segunda-feira, o atendimento será feito na praça Arnolfo Azevedo, das 8h30 às 12h30.

Em Pindamonhangaba, o Setor de Infectologia distribuiu o atendimento pelos postos: Ambulatório de Infectologia, os PSF’s do Nova Esperança, Cidade Jardim, Cruz Grande, Jardim Eloyna, Araretama III, Bom Sucesso, Goiabal, Cisas Moreira César e os UBS’s da Vila São Benedito e Cidade Nova.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?