Doria passa pela região para lançar edital de construção do Hospital Regional em Cruzeiro

Governador tem agenda e pautas que vão da saúde à educação na EMVale; tripé da saúde começa a ganhar forma

Doria e Thales Gabriel em maio de 2021, evento de lançamento do HR; governador retorna à cidade para lançar edital de obras (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Da Região

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), lança neste sábado a pedra fundamental e o edital para construção do Hospital Regional em Cruzeiro. A solenidade marca dois dos primeiros passos concretos para elaboração de um centro de atendimentos hospitalares com foco nas 17 cidades das regiões do Vale da Fé e Vale Histórico. Batizado como “Tripé da Saúde’, o Regional terá seu núcleo principal em Cruzeiro e dois braços nas Santas Casas de Lorena e Guaratinguetá.

Na origem do projeto, Doria prevê um investimento de R$ 120 milhões nas obras, que serão realizadas no Recinto de Exposições de Cruzeiro. O anúncio é aguardado há quase oito meses pelas autoridades políticas e por moradores da região. Em 22 de maio de 2021, o governador anunciou, também em Cruzeiro, que investiria na construção do Hospital Regional. Porém, desde então, a pauta permaneceu sendo tratada nos bastidores e sem novidades quanto aos recursos investidos e prazos para início e término das obras.

Na época, o prefeito Thales Gabriel (PSC) ressaltou a importância do trabalho coletivo dos munícipios vizinhos para a conquista do Regional. “Nós sabemos as carências da saúde aqui na região e estamos muito felizes, muito contentes e gratos ao governador João Doria por estar olhando esse tripé da saúde aqui na região do Vale Histórico e Circuito da Fé”.

Neste sábado, Doria vai lançar o edital para contratação das empresas responsáveis pelas obras. São aguardadas ainda informações sobre valores dos investimentos do governo estadual, prazos para início e conclusão dos serviços e quais especialidades serão concentradas nos três municípios. Atualmente, os pacientes das regiões do Vale Histórico e da Fé que precisam de atendimentos de alta complexidade são transferidos para o Regional de Taubaté. Em alguns casos, os pacientes são direcionados para hospitais de São José dos Campos e até Guarulhos.

Região – Ainda em Cruzeiro, o governador fará a assinatura do Painsp (Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo) e a entrega dos cartões do programa Bolsa do Povo Estudante. O Painsp contemplará nove municípios cobertos pela Diretoria Regional de Ensino de Guaratinguetá: Aparecida, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Queluz e São José do Barreiro.

Educação – O secretário de Estado de Educação, Rossiele Soares, acompanhará a comitiva do governador, mas terá agenda paralela em Canas, para o anúncio oficial da construção de uma creche escola no município. Essa solenidade está agenda para a manhã deste sábado, entre 9h e 11h, na Escola Profesora Alice Vilela Galvão.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?