Cota única do IPTU vence no próximo dia 10 em Caraguá

Mais de oitenta mil carnês devem ser entregues aos moradores; desconto para 2022 chega a 10%

Centro de Caraguatatuba; cidade deve entregar cerca de 86 mil carnês do IPTU neste ano (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Caraguatatuba

A secretaria da Fazenda de Caraguatatuba deve entregar ainda neste mês aproximadamente 86 mil carnês do IPTU (Imposto Predial Urbano e Territorial Urbano) pelos Correios. De acordo com o planejamento municipal, os moradores que pagarem cota única terão desconto de 10% no dia 10 de fevereiro.

O reajuste do imposto para 2022 levou em consideração o mesmo valor do VRM (Valor de Referência do Município) estabelecido em 11,07%, diante da variação entre novembro de 2020 a outubro de 2021). O VRM foi calculado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e passou de R$ 3,74 para R$ 4,15 neste ano.  É possível também quitar à vista até o dia 10 de março, garantindo desconto de 5%. Há ainda o parcelamento em dez vezes com pagamento de março a dezembro.

A população poderá ter acesso à segunda via do carnê através do site oficial da Prefeitura (caraguatatuba.sp.gov.br), na aba “Cidadão/Tributos” ou na barra lateral “Serviços Online”. É preciso que o morador tenha em mãos o número da Inscrição Cadastral do Imóvel para que seja possível baixar e imprimir o documento. A segunda vida pode também ser solicitada no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Área de Tributos Imobiliários. Além do e-mail cadastro.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br e WhatsApp (12) 99792-3446.

O IPTU é o imposto municipal cobrado para proprietários de imóveis urbanos, como casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro gênero de propriedade. O valor varia conforme a avaliação do imóvel. Todo o dinheiro arrecadado com o imposto fica no município e deve ser utilizado em ações de melhorias.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?