CDHU concede gratuidade de moradia a 704 famílias de São Sebastião

Contemplados perderam seus lares após tempestades no ano passado; medida atende à solicitação da Defensoria Pública do Estado

Moradias entregues pelo CDHU no último mês; afetados pelas chuvas recebem gratuidade (Foto: Divulgação PMSS)

Lucas Oliveira
São Sebastião

As 704 famílias de São Sebastião que perderam suas casas após um temporal no começo do ano passado receberam uma boa notícia na manhã da última quarta-feira (28). Atendendo ao pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) confirmou que os afetados pela tempestade não terão que pagar pelas moradias recém-entregues na cidade praiana.

Em nota divulgada em seu site oficial, a Defensoria Pública revelou que foi informada pela direção da CDHU de que os 518 apartamentos inaugurados neste mês no bairro Baleia Verde e os 186 no distrito de Maresias não terão ônus financeiro às famílias que perderam seus lares devido às tempestades registradas em 18 e 19 de fevereiro do ano passado. No referido período, 64 moradores morreram em um deslizamento de terra no bairro Vila Sahy e dezenas de famílias tiveram que deixar suas casas em diversos pontos da Costa Sul.

Segundo o órgão estadual, em breve será iniciado o processo de assinatura do contrato de permissão não onerosa dos imóveis, sendo que inicialmente serão convocadas 306 famílias. Assim que concluída a primeira fase do trabalho, os demais 398 contemplados serão chamados para assinarem o documento.

Para o defensor público Filovalter Moreira, um dos responsáveis pela ação civil pública que solicitava à Justiça a garantia de moradia gratuita aos afetados pela tempestade, a disponibilização gratuita dos imóveis é um marco histórico garantido pela CDHU, que, como padrão, comercializa moradias populares por meio de financiamento. “Há que se enaltecer essa postura do Estado de São Paulo que, neste momento, pratica justiça social ao entregar, sem ônus, as 704 unidades habitacionais sem custo para as famílias”.

Avaliado em R$ 245 mil cada, os apartamentos de 44 m² erguidos no   Baleia Verde e Maresias contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis foram entregues pelo Governo do Estado equipados com geladeira, fogão, micro-ondas, tanquinho de lavar roupas, guarda-roupas, camas de casal e de solteiro, colchões e cobertores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?