AME de Lorena segue com excesso de faltas à consultas e exames
Ausências causam prejuízo duplo no atendimento regional; pacientes devem comunicar secretarias de saúde
Da Redação
Lorena
O aumento no número de faltas em consultas tem afetado o atendimento no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Lorena. O centro que atende a 17 municípios da região já registrou quase 3,5 mil ausências em abril.
A saúde pública no Brasil continua sendo o “calcanhar de Aquiles” dos governos. Grande parte dos brasileiros reclamam da demora da dificuldade em conseguir um agendamento para consultas, exames, cirurgias e até mesmo procedimentos específicos, como hemodiálise e quimioterapia.
A situação tem sido contrária em Lorena, onde o AME tem registrado, mensalmente, um grande número de faltas em consultas e exames. Somente no mês de abril foram 3.434 ausências registradas.
Em outubro do ano passado, um reportagem do Jornal Atos mostrou que o problema já era registrado. Na ocasião, o número de faltas era de 1.696. O que representa, seis meses depois, um aumento de mais de 100%.
De acordo com a gerente executiva dos AME’s de Lorena e Caraguatatuba, Cecília Souza de Paula, a falta de um paciente a uma consulta ou exame gera um prejuízo duplo. “O paciente que está agendado e que não vai a sua consulta ou ao seu exame, impossibilita assim os médicos de fecharem o diagnóstico e também acaba prejudicando outro paciente, que está aguardando a sua vaga. Então, acaba que o prejuízo é muito grande”.
Cecília revelou ainda que a unidade de Caraguatatuba trabalha há nove anos com os municípios da região, não sofre do mesmo problema. “Hoje, é complicado comparar as unidades. No AME de Caraguá existem faltas? Existem, mas em porcentagem menor que o AME de Lorena. É uma unidade nova (Lorena) e os municípios ainda estão aprendendo a trabalhar as vagas e até a conhecer a demanda”.
O maior número de faltas é para os exames, o que impede o médico de fechar o diagnóstico. A orientação é de que, se o paciente que não puder comparecer à consulta ou exame, deve avisar diretamente à secretaria de Saúde da cidade em que mora.
E eu esperando oftalmologista há 6 meses…facinho né…