Cruzeiro anuncia recuperação da Estação Ferroviária

Após conseguir convênio com o Estado, Prefeitura garante prorrogação de parceria até o final do ano

A estação ferroviária de Cruzeiro, que deve passar por obras de recuperação, após acordo da Prefeitura que recuperou convênio com Estado (Foto: Andreah Martins)
A estação ferroviária de Cruzeiro, que deve passar por obras de recuperação, após acordo da Prefeitura que recuperou convênio com Estado (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Cruzeiro

Abandonada há décadas, um dos pontos importantes da história de Cruzeiro teve sua reforma anunciada na última quarta-feira. Por meio das redes sociais oficiais da Prefeitura, o prefeito Thales Gabriel (SD) anunciou a prorrogação do convênio com o Governo do Estado para reestruturação da Estação Ferroviária da cidade.

O prazo para a recuperação é dezembro de 2017, e a licitação está programada para iniciar ainda este mês.

O secretário de Planejamento e Obras, Rodolfo Scamilla, contou que o projeto está em processo de alteração. “Esse convênio antigo estava suspenso por descumprimento de algumas etapas. O prefeito foi até a Caixa Econômica, que é quem administra e conseguiu a liberação de um novo projeto. Agora está em fase de adaptação do projeto antigo para poder começar a obra”.

O início da reconstrução ainda não está definido. “Tem que ser esse ano, mas não tem data prevista nem o valor exato do custo, porque precisa terminar o projeto”, explicou o secretário.

Eulina Maria Bitetti, que há mais de setenta anos mora na cidade, acredita que o local já deveria ter sido restaurado. “No meu tempo íamos passear, esperar os familiares chegarem. Era tão bom. Hoje, vê um patrimônio da cidade aos pedaços. Já era hora de arrumar lá, pra relembrarmos da nossa época, de quando aquilo funcionava. Lá é uma parte da história que não pode ser perdida”, completou.

Assim que restaurado, os planejamentos para o novo espaço já estão em mente a fim de resgatar a carga histórica, mas será necessária a aprovação do Ministério do Turismo. “Na estação terá uma área de exposição de memória ferroviária e, provavelmente, uma secretaria, a de Cultura ou de Turismo. Nas plataformas, área de gastronomia e outra de artesanato local”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?