Potim anuncia criação de carteira de identificação de autistas

Documento concede prioridade de atendimento em espaços públicos e privados; emissão ocorre através do Centro de Referência de Assistência Social

Criança desenha o símbolo de conscientização do autismo; documento tem validade de cinco anos (Foto: Reprodução EBC)

Lucas Oliveira
Potim

A Prefeitura de Potim anunciou no último fim de semana que disponibilizará carteirinhas de identificação aos moradores com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Válido por cinco anos, o documento garante ao grupo prioridade de atendimento em locais e serviços privados e públicos.

Em nota publicada em suas redes sociais na última sexta-feira (5), o Município informou que os interessados em obterem a carteirinha precisam solicitar sua confecção no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que fica na rua Antônio de Oliveira Portes, nº 338, na região central da cidade. Além da apresentação dos documentos originais e cópias do RG (Registro Geral) e do CPF (Cadastro de Pessoa Física), para a expedição do documento é necessário o preenchimento de um requerimento e a entrega de um relatório médico que ateste o diagnóstico de TEA.

De autoria do vereador Juarez do Nascimento (PL), o projeto que autoriza a Prefeitura a disponibilizar a carteirinha foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara no último dia 2. Além de garantir ao autista atendimento prioritário em locais públicos, como hospitais e centros de assistência social, o parlamentar ressalta na justificativa do projeto que a ação contribuirá para que o Município tenha acesso a dados atualizados sobre o número de moradores diagnosticados com TEA.

Em suas redes sociais, a administração municipal ressaltou que “a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é um marco importante para a cidade e que essa iniciativa reflete o compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade (trecho da nota)”.

Expedida de forma gratuita, a carteirinha de identificação foi criada através da “Lei Romeu Mion”, nome do filho do apresentador de televisão Marcos Mion, sancionada pelo Governo Federal em 2020.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?