Com epidemia de dengue, Potim registra primeiro caso confirmado de chikungunya

Cidade retoma o mutirão para conscientização da população no combate ao Aedes aegypti na próxima segunda-feira

Pronto Socorro em Potim; cidade confirma primeiro caso de chikungunya (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Potim

A cidade de Potim registrou um caso confirmado de chikungunya. Segundo a secretaria de Saúde, foram seis notificações da doença, com uma confirmação. Dois casos ainda aguardam o resultado. A situação veio dias após a Prefeitura anunciar uma preocupante alta na contaminação nos índices de dengue.

O caso foi registrado em março, mas a confirmação só foi feita nesse mês. A pessoa que testou positivo pra chikungunya é do sexo feminino e passa bem.

Na segunda feira (10), o Município inicia uma nova ação bairro a bairro, começando pelo CDHU, para conscientização dos moradores sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Já sobre os casos de dengue, a secretaria da Saúde já registrou 1581 casos nesse ano, com 1120 casos positivos, 10 internações, sendo 3 em Unidade de Terapia Intensiva.

Chikungunya – A doença é mais uma causada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Chikungunya. A pessoa infectada pode apresentar sintomas como febre alta e dor intensa nas articulações, e podendo provocar sequelas, como rigidez articular e dor no corpo, que podem persistir por anos.

Embora os sintomas possam ser semelhantes aos de doenças como dengue e zika, que também podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a sua identificação é possível por meio de exames no sangue, como a pesquisa de anticorpos contra o vírus e o RT-PCR.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?