Saúde de Piquete garante que atendimento no PA e ambulatório continuam normal

Semanas após reassumir gestão da rede municipal em dezembro, Prefeitura busca profissionais para vagas em aberto

Prefeito e secretário da Saúde de Piquete; após tomar administração do PA, contratações urgentes são feitas (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Piquete

A Prefeitura de Piquete está contratando profissionais para o Pronto Atendimento e o Ambulatório de Especialidades desde que reassumiu a gestão de ambos por determinação da Justiça, em dezembro. As contratações estão sendo feitas de forma emergencial para os colaboradores que decidiram permanecer na Prefeitura, após a saída do IAPP (Instituto de Apoio às Políticas Públicas).

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Humberto Leite, o contrato do IAPP com a Prefeitura foi feito em 2019, durante a gestão anterior, de Teca Gouveia (PSB). “A presente ação não tem como alvo a atual administração, mas o processo administrativo nº 53/2019, que teve como objeto a contratação de organização social para o gerenciamento do pronto atendimento e ambulatório de especialidades, tendo como apontamento a falta de definições de metas e consultorias”.

O secretário informou que 75% dos profissionais, que estavam prestando serviço pela IAPP, decidiram continuar na Prefeitura. “O atendimento não foi interrompido. A Prefeitura tem se esforçado para mantê-lo de forma regular. Não teve falta de clínico geral no Pronto Atendimento, já na pediatria, dois pediatras continuam atendendo e outros dois optaram por não permanecer no quadro. Então estamos em processo de reposição dos profissionais, visto que não é só o município de Piquete, mas, toda a região que sofre com a escassez de pediatras. Já o ambulatório de especialidades onde temos psiquiatria, médico do trabalho, oftalmologista, obstetra, ginecologista, ortopedista, ultrassonografia, os serviços também continuam a serem prestados normalmente”.

A Prefeitura, segundo Leite, ainda não fechou o valor que será gasto por mês como a volta da gestão do Pronto Socorro e do Ambulatório. “Até a primeira quinzena do mês de fevereiro, com o fechamento dos gastos de janeiro, teremos os valores precisos destes serviços gerenciados diretamente pela Prefeitura”.

O caso – A Prefeitura de Piquete reassumiu os serviços de Pronto Atendimento e ambulatório desde o dia 12 de dezembro. A medida foi tomada para cumprir decisão de Ação Civil Pública da justiça da cidade.

Com essa decisão, ficou suspenso o contrato com o Instituto de IAPP (Apoio às Políticas Públicas), vencedora do certame realizado em 2019, e todos os serviços prestados passaram a ser de responsabilidade da Prefeitura.

Após a decisão, teve início o processo de transição para a nova gestão e, conforme a decisão, todos os funcionários até então contratados pela prestadora de serviço, bem como, todos os contratos firmados com médicos e laboratórios seriam contratados pela Prefeitura.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?