Vito investe R$ 260 mil em ampliação do Centro de Assistência no Araretama

A unidade socioeducativa passa por reforma e equipe terá local adequado para desenvolver os serviços e atividades socioeducativas

Ao lado do prefeito, secretária Sandra Tutihashi, divulga a convidados os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência (Foto: Bruna Pires)
Ao lado do prefeito, secretária Sandra Tutihashi, divulga a convidados os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência (Foto: Bruna Pires)

Bruna Pires
Pindamonhangaba

Em solenidade realizada na manhã de terça-feira (07), a Prefeitura de Pindamonhangaba entregou a unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), no bairro Araretama. O prédio passou por reformas e ampliações e o investimento da obra foi de R$ 260 mil.

No evento, estiveram presentes o prefeito Vito Ardito Lerario, a secretária de Saúde e Assistência Social, Sandra Tutihashi, o secretário de Obras, José Antonio Alves, o subprefeito de Moreira César, Manoel Pereira Santos, diretores, vereadores, líderes de bairro, líderes religiosos, funcionários da unidade e população.

A equipe do CRAS estava sem local definido para o atendimento antes da reforma do prédio, e já chegou a atender na Casa do Jovem e no Centro Comunitário do bairro. Com as obras, o local agora possui sala para reuniões com a comunidade, duas salas para atendimento psicológico e para assistência social, sala de espera, banheiros com acessibilidade, uma sala para a realização de oficinas, cozinha e varanda coberta.

Para a secretária de Saúde, a unidade, agora, poderá desenvolver projetos e demais atividades necessárias para trabalhar com as famílias do bairro. “Avalio que é um ganho enorme para a população esse Centro de Referência em Assistência Social, é uma casa que é para acolher, ouvir e, junto da comunidade, implantar serviços de extrema importância. Precisamos trazer pra esse CRAS cursos profissionalizantes, envolver a comunidade de forma mais participativa e desenvolver projetos junto com essa comunidade”, pontuou a secretária.

O Centro de Referência conta com uma equipe de profissionais formada por uma psicóloga, duas assistentes sociais, dois PEADs (Programa Emergencial de Atendimento ao Desemprego) e recepcionista. Segundo a assistente social, Valéria Ramalho, o Centro de Referência atende cerca de 2 mil famílias do bairro, do Cidade Jardim e região.
“Essa ampliação é uma conquista da Assistência Social como um todo, é uma política de direito que vai dar qualidade para a população e também para os profissionais. Antes tínhamos poucos funcionários, hoje estamos com o quadro técnico em dia, faltando, por enquanto, o apoio administrativo”, afirmou Valéria.

Durante a inauguração, o prefeito lembrou um pouco sobre a história do bairro e afirmou que a unidade vai trazer apoio à população do Araretama, cujo local hoje possui escola, asfalto, esgoto e, em breve, contará com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que está sendo construída próxima à unidade do CRAS, além de outros benefícios que estão previstos para a comunidade.

“Temos hoje aqui uma comunidade organizada e inauguramos hoje a ampliação do CRAS, que vai ajudar a população do bairro e, do lado, nós vamos ter uma UPA e no dia 10 vamos lançar 1.536 apartamentos, aqui no Araretama, para as pessoas de baixa renda, que vai trazer um progresso muito grande para a nossa região”, afirmou Vito.

Os serviços oferecidos pelo CRAS são a inserção nos programas de transferência de renda das três esferas governamentais, como o Renda Mínima, Renda Cidadã, PEAD, Bolsa Família, Ação Jovem; encaminhamentos a benefícios eventuais; oficinas socioeducativas; ações comunitárias; entre outros. A unidade do Araretama está localizada na Rua José Alves Pereira Sobrinho (antiga rua 11), nº 36.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?