Secretário e diretor debatem finanças de Pinda em extraordinária na Câmara

Situação é questionada por vereadores; verbas parlamentares foram enumeradas no plenário

O secretário João Carlos Muniz e o diretor de Convênio e Captação de Recursos, Rodrigo Lóssio Ferreira (Foto: Divulgação)
O secretário João Carlos Muniz e o diretor de Convênio e Captação de Recursos, Rodrigo Lóssio Ferreira (Foto: Divulgação)

Da Redação
Pindamonhangaba

A Câmara de Pindamonhangaba recebeu o secretário da Fazenda e Orçamento da cidade, João Carlos Muniz e o diretor de Convênio e Captação de Recursos da cidade, Rodrigo Lóssio Ferreira. Eles atenderam requerimento do presidente da Casa Carlos Moura, o Magrão (PR), que pediu informações sobre a atual situação financeira da Prefeitura.

Entre as questões abordadas por Magrão, emendas parlamentares liberadas que não teriam sido implementadas no município.

Ao chefe do Legislativo, Muniz explicou que no dia 1º de janeiro a atual gestão recebeu o caixa do município com uma dívida de R$ 8 milhões de “restos a pagar” por não ter disponibilidade financeira. “São dívidas de credores de serviços realizados e de mercadorias entregues da gestão passada, e a Prefeitura não possuía recursos do Tesouro para arcar com essas dívidas”, afirmou.

O secretário confirmou que em relação as verbas vinculadas há um superátiv de cerca de R$ 13 milhões. “Mas essas verbas só podem ser utilizadas no destino delas”, enfatizou.

Os vereadores Rafael Goffi e Roderley Miotto (ambos do PSDB) cobraram do secretário onde podem ser usadas essa verbas vinculadas, e ainda que explicasse o destino dos recursos. “Essas verbas são repassadas pelos governos estadual e federal só podem ser usadas neste destino específico”, frisou João Muniz.

Sobre as emendas parlamentares liberadas para Pindamonhangaba, Rodrigo Lóssio destacou que são várias as fontes de entradas de verbas. “Atualmente temos 24 emendas parlamentares, sendo 12 para saúde, 8 para obras e 4 para esporte e lazer”, enumerou.

Foco de discussões e críticas ao atendimento, a saúde também foi salientada pelo diretor, como a que deve bancar a construções de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de porte 2 no bairro do Vila Rica, uma UBS na Vila São Paulo e aquisições de equipamentos e veículos.

Outras emendas apresentadas são para obras da construção de uma praça no bairro Pasin, fechamento lateral da Feira Livre do Centro e reforma/revitalização da praça Monsenhor Marcondes.

No esporte, foram elencadas as emendas para cobertura das quadras dos bairros Castolira e Ouro Verde. “A maioria das emendas não exige contrapartida do município”, frisou Lóssio, que lembrou ainda, que as emendas estão em diferentes momentos de tramitação na Prefeitura.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?