Procedimentos online e “disk Coronavírus”’ auxiliam no atendimento da RMVale

Cidades como Pinda criam canais de comunicação com a população para expandir informações da pandemia na região

Aviso sobre atendimento telefônico para moradores de Pindamonhangaba referente a Covid-19 (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Os cuidados com o novo coronavírus tem aumentado a busca pela rede pública de saúde em toda RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e faz com que as prefeituras tenham que se adequar. Entre as medidas, a criação de call centers, serviços online ou por telefone, que tem ampliado o alcance de pacientes e familiares.

Uma das primeiras cidade a implantar o sistema para disseminar as informações municipais para os moradores é Pindamonhangaba. A Prefeitura lançou, na última segunda-feira, o Disk Coronavírus, com esclarecimentos sobre dúvidas e orientação à doente.

Somente no primeiro dia de atendimento, o Disk Coronavírus recebeu cerca de 360 ligações através do número 0800 878 9629. Grande parte dos atendimentos foram voltados para consultas e exames na rede pública de saúde, além do método de orientação sobre a busca de auxílio profissional em casos de apresentação de sintomas de uma possível contaminação.

Para a secretaria de saúde, Valéria dos Santos, a intenção de criar este canal foi de facilitar o acesso da população sem sair de casa, sem que tenha contato com outras pessoas e exposição ao risco de contágio. Valéria afirmou ainda que a preocupação é principalmente com idosos por estarem nos grupos de risco e por merecerem um atendimento mais especificado.

Além das ligações pelo Disk Coronavírus, a Prefeitura também está fazendo os atendimentos pelo E-Ouve, aplicativo da Ouvidoria, e também pelo Disk Denúncia 153, para casos de estabelecimentos comerciais que estejam descumprindo o decreto municipal. Solicitações para reparos públicos podem ser realizadas pelo aplicativo 1DOC, recém lançado pelo Município. A Promotoria Pública da cidade também está recebendo notificações dos moradores pelo email pjpinda@mpsp.mp.br.

Sobre novo coronavírus, Pinda continua atualizando as informações em seu site oficial, o pindamonhangaba.sp.gov.br). “Para que toda população fique informada e fuja das fake news”, destacou Valéria.

RMVale – Outras cidades também optaram pelos sistema call centers para reforçar o atendimento e evitar aglomerações. Em Aparecida, a Prefeitura colocou o telefone 31051300 para auxiliar a população das 9h às 18h, e evitar acumulo de pacientes na Santa Casa e Pronto Atendimento. A cidade criou ainda o e-mail covid19.aparecida@gmail.com.

Em Guaratinguetá e Lorena, foram colocados linhas telefônicas. A primeira, com atendimento pelo número 3152-9049 e 3153-1466. Já o atendimento de Lorena, pela Vigilância Epidemiológica é realizado pelos contatos 3123-2900 ou 98193-1534.

O atendimento em outras Prefeituras é feito por contato telefônico e online, como Cruzeiro (0800-878-9628), Caraguatatuba (156), São Sebastião (Whatsapp 98143-3872) e Silveiras 3106-1114.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?