Pinda reajusta IPTU e mantém pagamento para março

Imposto tem aumento em 6,65% e desconto de até 10%; apenas três agências bancárias estão aptas para receber tributos municipais

Centro de Pindamonhangaba, cidade que definiu para março o prazo da cota única do IPTU; arrecadação é aposta para bancar o orçamento (Foto: Arquivo Atos)
Centro de Pindamonhangaba, cidade que definiu para março o prazo da cota única do IPTU; arrecadação é aposta para bancar o orçamento (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Pindamonhangaba

Com o orçamento reduzido em 4,99%, o prefeito Isael Domingues (PR) deu início as ações para auxiliar os cofres públicos nesta gestão. Os moradores da cidade receberão o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2017 com reajuste de 6,65% até fevereiro e o vencimento permanece para março. Apenas três agências bancárias estarão disponíveis para o pagamento do imposto.

Em 2017, a novidade da arrecadação dos tributos está com a discriminação dos descontos no carnê e o convênio com apenas três agências bancárias que farão os recebimentos. “Nos anos anteriores, o desconto era calculado diretamente nos caixas e agora eles virão embutidos e especificados nos carnês. Apenas as agências da Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander tiveram interesse em fazer o convênio de acordo com a Febrabram (Federação Brasileira de Bancos) para receber os tributos municipais”, explicou o fiscal de rendas da Prefeitura, Vicente Corrêa da Silva.

Assim como Lorena, a população terá de arcar com a contribuição um pouco mais tardia. O primeiro vencimento será no dia 15 de março em cota única. O morador terá também a opção de realizar o pagamento em cota dupla ou fazer o parcelamento em até dez vezes. Para o pagamento em apenas uma vez, o contribuinte terá o desconto de 10%, já para duas parcelas, o desconto será de 5% e quem preferir, poderá parcelar o valor total em até dez vezes, recebendo 2% de desconto até a data de vencimento.

Segundo Corrêa, o cálculo do reajuste é feito de acordo com a atualização da inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) que normalmente é divulgado no final do ano.

Quem não receber o carnê em sua residência poderá retirar a segunda via através do site oficial da Prefeitura, ir até o setor de protocolo ou à Subprefeitura de Moreira Cesar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações sobre o IPTU podem ser retiradas pelos números (12) 3644-5600 ou 3644-5681.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?