Estado e Prefeitura estimam 20 milhões de turistas neste ano em Aparecida
Jubileu dos 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora deve alavancar crescimento no turismo na cidade em 2017

Leandro Oliveira
Aparecida
O ano de 2017 pode marcar um recorde histórico para a cidade de Aparecida. Com uma média anual de 12 milhões de turistas, a capital nacional da fé católica deve bater 20 milhões de visitantes até dezembro. Isso porque em outubro será comemorado o jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, nas águas do Rio Paraíba do Sul. As comemorações em alusão a data se estenderão por todo o ano.
O peregrino que passar por Aparecida neste ano vai conhecer novos monumentos da cidade e do Santuário Nacional. Foi inaugurado recentemente o campanário, uma das últimas obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O monumento, de pouco mais de 37 metros e orçado em R$ 5,6 milhões, tem 13 sinos e está localizado na entrada da Basílica de Nossa Senhora.
Quanto às obras municipais, a Prefeitura revelou que uma série de melhorias na infraestrutura de Aparecida será realizada ao longo do ano. O Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) já liberou mais de R$ 2,4 milhões para a construção do Boulevard Benedito Moreira e revitalização de cinco rotatórias, além de uma rua e avenida.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falou sobre o investimento do estado quanto a infraestrutura para recepcionar os turistas que visitam diariamente a cidade.
“Uma cidade com pouco mais de 35 mil habitantes que recebe anualmente mais de 12 milhões de romeiros. Essa é a lógica do Dade, a cidade escolhe onde quer investir para o turismo, monta o projeto e o governo estuda a viabilidade”, explicou sobre o repasse assinado por ele, através do Dade, no fim de 2016.
Na última sexta-feira, o secretário de Turismo de São Paulo, Láercio Benko, esteve na região. Ele participou de um encontro com as cidades estâncias turísticas em Guaratinguetá. Em seu discurso, Benko projetou o número recorde de turistas na cidade para este ano.
O prefeito de Aparecida, Ernaldo César Marcondes (PMDB) seguiu pela minha linha de projeção de Benko. Por conta do ano comemorativo, a Prefeitura deve ter acesso ao repasse do Dade na próxima quinzena e as obras podem começar em até fevereiro.