Depois de registrar primeiro caso, Lorena intensifica ação contra zika vírus

Número de ocorrências pode crescer nos próximos dias; Município tem reforço militar para conter avanço de doenças causadas pelo Aedes aegypti

Agente da equipe da Vigilância Epidemiológica durante visita as casas de Lorena; cidade redobra atenção (Foto: Arquivo Atos)
Agente da equipe da Vigilância Epidemiológica durante visita as casas de Lorena; cidade redobra atenção (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Lorena

A secretaria de Saúde de Lorena anunciou na última terça-feira o primeiro caso de Zika Vírus registrado na cidade. O número pode crescer nos próximos dias, já que outros cinco moradores ainda aguardam o resultado de exames.

De acordo com a gerente de vigilância coletiva, Helen Colino, uma moradora da Cabelinha, de 39 anos, que apresentava alguns dos sintomas de Zika Vírus, foi submetida a um exame em junho. A suspeita foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz, no início desta semana.

Com a confirmação, o município foi classificado pelo Ministério da Saúde em estado de alerta para o vírus. “A partir desta classificação teremos que intensificar as ações, tanto na parte de assistência como no controle de vetores. É importante ressaltar que já realizamos uma operação de nebulização na região da Cabelinha onde foi registrado o primeiro caso de Zika Vírus da história de Lorena”.

A gerente ressaltou ainda o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “Um intenso trabalho de conscientização e vistoria está sendo feito por toda a cidade. Dependemos da colaboração da população para evitar que a cidade enfrente uma nova epidemia como em anos anteriores. Precisamos que os moradores estejam empenhados em eliminar os possíveis criadouros do mosquito, principalmente nestes primeiros meses do ano, período em que ocorre a maioria dos casos”.

Helen revelou ainda que cinco moradores, que apresentaram sintomas do zika vírus no início de 2016, ainda aguardam o resultado dos exames.

Reforço – Para contribuir com o trabalho dos agentes de combate á dengue da Prefeitura, até o final do mês soldados do 5°BIL (Batalhão de Infantaria Leve) passarão a percorrer a cidade para colaborarem na vistoria dos imóveis.

Além de intensificar a fiscalização, a medida buscar diminuir o número de recusas dos proprietários das residências. Neste ano, Lorena registrou um aumento de casos de moradores que não autorizaram a entrada das equipes, principalmente após a confirmação de que impostores estavam utilizando crachás falsos para terem acessos ao interior das casas, para praticarem crimes.

A vistoria dos imóveis é vista pela secretaria de Saúde como peça fundamental para evitar que a cidade enfrente uma epidemia.

No ano passado, o município registrou 83 casos de dengue e dois de chikungunya. Os bairros apontados com a maior incidência de registros são: Bairro da Cruz, Cabelinha e Parque das Rodovias.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?