Pinda projeta identificação facial e outras tecnologias para segurança nas escolas

Prefeitura conta com 1,5 mil câmeras, 744 sensores e sistema de botão do pênico; Município oferece projeto de segurança ao Governo do Estado

Refeitório de creche em Pinda; cidade investe em tecnologias para oferecer mais segurança nas escolas (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Pindamonhangaba

Destaque no cenário tecnológico internacional, Pindamonhangaba tem investido em inteligência e tecnologia também na área de educação. O vice-prefeito Ricardo Piorino (PSL) destacou, em entrevista ao Atos no Rádio, que a cidade está ampliando suas ações para garantir a segurança nas escolas e creches.

O Município conta 1,5 mil câmeras de monitoramento na cidade, sendo 454 nas escolas e 744 sensores de presença em todas as 76 unidades escolares. “Vamos começar a instalar a identificação facial para aumentar a segurança. Todos esses equipamentos são conectados às ações da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e ao CSI (Centro de Segurança Integrado) para monitoramento 24 horas por dia em sete dias da semana ininterruptos”.

Certificada recentemente como Cidade Inteligente, Pindamonhangaba investe em tecnologia como forma de amplificar a capacidade dos agentes de segurança em prestar o atendimento, liberando GCM’s e a Polícia Militar para atuar com foco em ocorrências nas ruas.

Segundo Piorino, o sistema de segurança municipal já está conectado à plataforma Cortex, implantada pelo Ministério da Justiça, em 2021 e que realiza toda gestão de operações de segurança pública para a atuação integrada entre os municípios e os órgãos do Susp (Sistema Único de Segurança Pública).

Outra importante ação que o Município vem trabalhando, desde o ano passado, é o aplicativo com “botão de pânico”, que está sendo disponibilizado a todos os colaboradores da Educação de Pindamonhangaba, que possibilita localizar o colaborador e acompanhar a ocorrência em tempo real.

De acordo com a secretária de Educação Luciana Ferreira, o investimento de tecnologia nas escolas acontece desde 2020. “Aqui em Pinda, a abordagem segura nas escolas não é novidade. Queremos dar segurança aos colaboradores e aos pais e estamos avançando cada vez mais. Nossa preocupação continua sendo tranquilizar quem trabalha e as famílias que deixam os filhos em nossas escolas”.

Para o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, a ação é inédita em gestão pública. “Triplicaremos a força de monitoramento e, para isso, o uso de tecnologia é fundamental, agora com muito mais ferramentas de inteligência artificial em prol da segurança. Em fevereiro deste ano, fizemos reunião com proprietários de escolas particulares que, em parceria com a Prefeitura, irão conectar suas câmeras no CSI, ampliando nosso monitoramento “, ressaltou.

O prefeito Isael Domingues (PL) garantiu que vai oferecer o projeto da cidade na área de tecnologia para as escolas do Estado. “Vamos oficiar o governo estadual nesta semana ofertando nosso aparato de tecnologia e segurança, conectando os sistemas, para que juntos possamos cobrir todas as escolas, sejam elas municipais e estaduais”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?