Prefeitura de Cruzeiro suspende as aulas na quinta-feira em todas as escolas

Unidades devem realizar atividades de capacitação para enfrentamento à violência; Cachoeira não terá aula nas municipais

Ronda escolar em Cruzeiro; Prefeitura suspende aulas por por ameaças de ataques (Foto: Reprodução PMC)

Andréa Moroni
Cruzeiro

Um decreto da Prefeitura de Cruzeiro anunciou a suspensão das aulas nas redes municipal e estadual para esta quinta-feira (20). Até mesmo a rede particular e instituições de ensino superior foram incluídas na medida, motivada por ameaças de ataques às escolas. Até o fechamento desta edição, Cachoeira era outra cidade que também havia decidido pela suspensão.

A decisão foi publicada na última sexta-feira (14). Este dia 20 marca os 24 anos do ataque ao Colégio Columbine, na cidade de Littleton, no Colorado, nos Estados Unidos. Em 1999, os estudantes Eric Harris e Dylan Klebold matarem 12 colegas de classe e um professor e depois cometeram suicídio. Eles cursavam o terceiro ano do ensino médio. Outras 23 pessoas ficaram feridas.

O fato aumentou o receio acumulado à série de ataques registradas em todo país nas últimas semanas. Desde o ataque a uma creche, no último dia 5, em Blumenau (SC), quando um homem invadiu o local, matou quatro crianças e feriu outras quatro, circulam notícias falsas pelas redes sociais de um possível ataque em massa em todos os estados. Essas fake news têm gerado apreensão entre famílias, crianças em idade escolar e funcionários da educação de todo Brasil.

Segundo o decreto da Prefeitura de Cruzeiro, “… tal medida tem como finalidade tranquilizar os alunos, pais, professores, servidores, funcionários e população de um modo geral, em contraponto às notícias que, mesmo falsas, têm gerado insegurança em toda a população”.

Nesse dia, segundo o texto do decreto, “… as Escolas Públicas Municipais, Estaduais e as Escolas Particulares deverão estabelecer ações de capacitação, treinamento, orientação e campanhas que objetivem a conscientização e formação de seus agentes, para o enfrentamento e prevenção de eventuais ações que possam colocar em risco a integridade dos estudantes e de todos que frequentam o ambiente escolar”.

Cachoeira – O governo de Antônio Carlos Mineiro também decidiu suspender as aulas. Mas (até o fechamento desta edição) somente nas unidades da rede municipal. A secretaria de Educação realizou uma reunião de Conselho de Classe, com equipe docente e funcionários para abordar a medida.

A cidade divulgou investimentos em câmeras de monitoramento e segurança para as escolas, como: maior controle no acesso as escolas, instalação de sistemas de câmeras de monitoramento e aumento do patrulhamento policial, por meio da Atividade Delegada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?