Pinda entrega segunda unidade do NAP e espera mais duas

Sede do Araretama deve atender cerca de 120 alunos; outros núcleos prometam ampliar atendimento à população

Evento de entrega do Núcleo de Apoio Psicopedagógico em Pinda; local é destinado a crianças com necessidades especiais (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), entregou nesta segunda-feira (14) a unidade do NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), no Araretama. Este é o segundo núcleo entregue nas últimas semanas. A Prefeitura espera inaugurar mais dois espaços até o final do mês.

Nos núcleos de apoio psicopedagógicos crianças com necessidades especiais matriculadas na rede pública de ensino recebem suporte para se desenvolver com atendimentos de arteterapia, psicomotricidade, psicologia e fonoaudiologia.

No último mês, a cidade firmou um investimento de R$ 3 milhões para viabilizar o funcionamento das unidades que são administradas pelo Infap (Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais para a Cidadania). Somente na NAP Araretama, serão atendidos 120 alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, 500 estudantes devem ser atendidos pelo programa, que busca minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem.
“Agradecemos a todos os que estão colaborando para essa realização. Não é porque este é um serviço público que a qualidade tem que ser inferior. Sou um prefeito exigente e cobro da minha equipe que dê sempre o seu melhor para a população. Por isso tenho convicção que faremos aqui em serviço de excelência”, ressaltou o prefeito.

De acordo com o grupo “Mães de Azul”, que tem como principal objetivo o auxílio às crianças com espectro autista, o atendimento terapêutico é fundamental para que se consiga o desenvolvimento da autonomia. Um dos representantes da categoria, Josafá Santana, afirmou que o tratamento especializado não é só individual, atinge toda a família. “Você estabiliza o quadro de uma criança, você estabiliza a uma casa inteira, uma família, um pai que dorme melhor, uma mãe que fica um pouco mais tranquila”.

Ao todo, Pindamonhangaba passará a contar com quatro unidades: Cidade Nova, Araretama, Pasin e Centro.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?