Pinda convoca 86 profissionais de saúde para reforçar combate à dengue

Grupo foi aprovado em concurso público do ano passado; Prefeitura estuda contratar mais servidores para o setor

Agentes de controle de endemias posam para foto antes de iniciar ação de nebulização; Pinda reforça ações (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou na tarde desta quarta-feira (28) que está próxima de concluir a convocação de 86 aprovados em seu mais recente concurso público para o reforço do setor da Saúde. A medida garantirá a ampliação do efetivo de profissionais que atuam no combate à dengue na cidade e no atendimento à população em mais de setenta equipamentos públicos.

De acordo com a Prefeitura, o processo de convocação dos selecionados no último concurso público, que teve sua prova aplicada em 30 de abril do ano passado, foi iniciado na semana passada e será concluído até a próxima quinta-feira (29). Além de médicos e enfermeiros, estão sendo chamados os aprovados para os cargos de dentista, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, técnico em farmácia, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde e agente de controle de vetores.

O novo grupo de convocados se juntará aos 23 médicos, também aprovados no último certame e que assumiram as funções no fim de outubro do ano passado, no trabalho em UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) e UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento). Enquanto a maioria dos novos servidores municipais atuará no interior dos equipamentos públicos de Saúde, os 12 agentes de controle de vetores trabalharão na rua, promovendo vistorias em casas e estabelecimentos comerciais distribuídos pela cidade com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Em situação de epidemia, o município registra 3.353 casos da doença neste ano. “Estamos intensificando o combate contra a dengue. Deste modo, uma parte dos novos profissionais da saúde vão atuar diretamente no combate ao mosquito transmissor da dengue e outra parte vai para as unidades de saúde, priorizando o atendimento às pessoas”, explicou o prefeito, Isael Domingues (PL).

Reforço – Com o maior número de inscritos da história de Pinda, no caso 27.160, o mais recente concurso público previa a contratação de 313 profissionais para 124 cargos, no entanto a Prefeitura já convocou cerca de 450 trabalhadores. Segundo o prefeito, o número de ingressantes no quadro municipal subirá em breve. “Temos convocado servidores desde a homologação do concurso para várias áreas. Em especial, este novo grupo de profissionais da Saúde, que está em processo de convocação desde a semana passada, já estava programado para ser chamado desde o lançamento do concurso público. Chamaremos nas próximas semanas 95 professores para a secretaria de Educação, além de educadores sociais para a Assistência Social, e também bibliotecário, auxiliar de biblioteca, assistente de serviços gerais e oficial de administração”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?