Ferros-velhos de Caraguá são interditados em operação de fiscalização

Estabelecimentos não possuem alvará municipal e licença do Corpo de Bombeiros; ação da polícia e Prefeitura busca coibir crime de receptação

Inspeção realizada por agentes da polícia; falta de regularização fecha estabelecimentos durante ação em Caraguá (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Oliveira
Caraguatatuba

Uma operação conjunta entre a Prefeitura e as polícias Civil e Militar resultou na interdição de dois ferros-velhos em Caraguatatuba. Além de verificar a documentação e as condições de segurança, a ação, realizada na última segunda-feira (26), teve como objetivo rastrear a procedência dos produtos adquiridos pelos estabelecimentos.

Contando com as participações do delegado de Caraguá, Rodolfo Augusto Pereira César, e do secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a operação vistoriou três ferros-velhos, distribuídos por diferentes pontos da cidade. Durante o trabalho, as equipes municipais e policiais constataram que dois estabelecimentos não possuíam alvará de funcionamento, documento emitido pela Prefeitura que autoriza a atuação da empresa, e o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), licença que atesta que o imóvel segue as regulamentações de segurança contra incêndio. Devido à falta dos documentos, considerada por lei como infração grave, ambos os ferros-velhos foram interditados. Segundo a Prefeitura, eles só poderão reabrir as portas após regularizarem a situação junto ao Município e ao Corpo de Bombeiros.

Na operação, foram examinadas notas referentes à procedência dos produtos adquiridos pelos três ferros-velhos com a meta de coibir o crime de receptação, caracterizado pela compra de objetos furtados ou roubados. No entanto, não foram constatadas aquisições indevidas por parte dos estabelecimentos. “É fundamental que proprietários de ferros-velhos e estabelecimentos comerciais em geral estejam sempre dentro das leis e normas vigentes. Trabalhamos para combater as vendas de produtos adulterados ou ilícitos”, destacou o secretário de Urbanismo.

Durante a vistoria, a equipe da Vigilância Sanitária eliminou possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, e orientou os proprietários e funcionários dos estabelecimentos a evitarem o acúmulo de água parada em variados tipos de objetos.

De acordo com o Executivo, a expectativa é de que outras operações de fiscalização a ferros-velhos sejam promovidas em breve na cidade litorânea.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?