Isael anuncia iluminação 100% LED para Pinda

Projeto deve trocar mais de vinte mil luminárias no município, que deve receber também “postes inteligentes”

Evento em Pinda, que foi anunciado o projeto para tornar a iluminação pública em 100% LED (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Com foco em inovar e dar mais um passo em direção à “Cidade Inteligente”, o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), anunciou, na última semana, o projeto que deve tornar a iluminação pública em 100% LED. A iniciativa contempla ainda “postes inteligentes”.

O trabalho deve substituir mais de 23 mil lâmpadas convencionais do município por LED. Conforme o projeto, serão três luminárias: as convencionais para ruas e avenidas, as decorativas para parques e praças e as de formato refletores para campos e quadras de esportes. A cidade deve receber também iluminação colorida para monumentos e prédios históricos.
“Pindamonhangaba caminha a passos largos para o futuro. É a transformação da cidade. Hoje, temos uma expectativa muito grande em relação a este projeto. Em pouco meses, até o fim do ano, já teremos a realidade. Com melhorias nos nossos indicadores, com ruas do centro e dos bairros mais iluminadas e mais seguras para o comércio, para a casa das pessoas, nas praças, quadras, LED para todos. Isso é pensar no futuro, em modernidade, é fazer gestão para o cidadão, é melhorar a qualidade de vida”, enfatizou o chefe do Executivo, Isael Domingues (PL).

Todo o trabalho será desempenhado pela Ilumitech, empresa vencedora do certame licitatório. A expectativa é que a troca das lâmpadas ocorra em até seis meses. Por outro lado, o contrato municipal é de cinco anos e a empresa deve realizar o georreferenciamento, etiquetamento dos postes e troca de relés, luminárias e braços de iluminação pública. É esperado que alteração gere também economia.

O Município estima que haja queda de 60% na conta de energia elétrica, o que equivale a R$ 330 mil mensais. Outra novidade do projeto são os postes inteligentes que contarão não somente com iluminação pública, mas também com câmeras de monitoramento, ponto de WI-FI, telas informativas, botão de pânico e também antenas para sinal 5G de internet.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?