Funcionários da Gerdau protestam contra acúmulo de função em Pinda

Trabalhadores param e denunciam abusos por parte da empresa de Pinda

Trabalhadores da Gerdau, durante protesto contra acúmulo de funções na fábrica; indústria é foco de uma série de ações do profissionais (Colaboração)
Trabalhadores da Gerdau, durante protesto contra acúmulo de funções na fábrica; indústria é foco de uma série de ações do profissionais (Colaboração)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Os quase dois mil funcionários da Metalúrgica Gerdau, de Pindamonhangaba, realizaram uma paralisação na última terça-feira, para protestarem contra o acúmulo de funções. Trabalhadores denunciaram que estão sendo submetidos a diversos abusos no setor da produção.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, ligado à CUT (Central Única dos Trabalhadores), funcionários da Gerdau, principalmente da área de laminador leve, denunciaram que a chefia do setor os tem sobrecarregado com diversas funções que não competem a eles, além de (em alguns casos) serem obrigados a trabalhar durante o horário de almoço.
Já na área de fornos elétricos, o Sindicato denunciou que os operadores estão exercendo funções mais complexas do que deveriam, pelo cargo que ocupam, sem receber o salário dessa nova função, o que fere a equiparação salarial. O órgão também revelou que há casos de operadores de ponte rolante sem qualificação.
De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Herivelto Moraes, o Vela, atualmente há apenas um mecânico em cada área e os demais ficam na manutenção central. A medida seria para economizar com adicionais de insalubridade. “Temos um acordo de garantia de emprego, a garantia do reajuste deste ano, mas não iremos baixar a guarda. O sindicato está atento a esses problemas e conta com a adesão dos trabalhadores também em novos protestos que deverão ocorrer”.
Outro lado – O Jornal Atos tentou contato com a Gerdau, mas até o fechamento desta edição nenhum responsável foi localizado para comentar o caso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?